Viajar por si só é sempre uma grande experiência. No entanto, por mais que você conheça novas culturas, lugares diferentes e algumas coisas te toquem, nada se compara à intensidade de um intercâmbio. Afinal, a própria relação de você com você mesmo é diferente: você precisa se despir dos seus preconceitos, se abrir ao novo, estar disposto a viver uma nova cultura e não ter medo do desconhecido. E se engana quem pensa que intercâmbio é apenas
para jovens – O mais importante é a vontade de viver essa experiência.
Depoimentos

Marina Heineck
3 semanas - Summer Camp - Los Angeles
Para mim, o intercâmbio foi uma experiência inesquecível. Além do desafio de falar uma língua estrangeira, eu pude aprender a me virar em um ambiente universitário durante 3 semanas (que passaram voando!). Sem dúvidas, esse foi um dos períodos mais intensos e incríveis da minha vida, não só pela oportunidade de poder me relacionar com pessoas das mais diversas nacionalidades, como também pela vantagem de estudar no período da manhã e visitar Fullerton/Los Angeles e seus arredores durante a tarde, como Beverly Hills, calçada da fama, os parques da Disney e da Universal, a Universidade de Irvine, Laguna Beach, etc. Por fim, acredito que é importante ressaltar que toda a organização e segurança que a Free nos passou foi imprescindível para o andamento da viagem, que foi muuuito alegre e tranquila.

Gabriela Heineck
3 semanas - Summer Camp - Los Angeles
Um intercâmbio para a Califórnia já parece ser incrível e, depois ter essa experiência, tenho certeza de que é inesquecível e cheio de aprendizados. De fato, é mágico passar três semanas em Fullerton, a infraestrutura da universidade remete ao que vemos nos filmes e estar ali em uma imersão na língua estrangeira é único. Conhecer pessoas de todos os lugares do mundo, trocar vivências e comunicar-se em uma língua diferente é tanto desafiador quanto encantador, produzindo as melhores lembranças e uma vontade gigante de voltar no tempo. Além de conhecer os pontos turísticos de Hollywood, Beverly Hills, downtown LA e as praias de Laguna e Newport (e muitas outras) durante a tarde, o curso de inglês pela manhã proporcionou um aprendizado imenso na comunicação em inglês. Ademais, a dedicação da Free e da Fernanda fizeram toda a diferença, passando muita tranquilidade, segurança e confiança, além de dicas incríveis com as melhores programações.

Isadora Riediger
3 meses - Firenze - Itália
Com meus 17 anos tive a grande oportunidade de morar 3 meses na Itália, em Firenze. Tudo era muito diferente, outro país, outro idioma e outra cultura... nunca tinha saído de casa e ter que me virar sozinha com essas circunstancias foi um baita aprendizado. Consegui viver 3 experiências muito legais, a primeira foi ter morado um mês em uma casa de família, o que me ajudou muito no idioma e também ter feito parte de uma família típica Italiana foi incrível, minha “nonna” não media esforços para me ajudar. No segundo mês morei em um albergue, onde meu quarto e banheiro eram privativos, já a cozinha e sala comunitária... pude conviver com outras nacionalidades neste momento. E no último mês viajei com uma grande amiga, aquela tradicional viagem de “mochileiros”, organizamos os principais países e saímos mundo a fora. Conhecemos muitas pessoas especiais, andamos de trem, fizemos caminhos errados, voltamos, acertamos. Foi uma experiência incrível, faria tudo novamente!

Vera Riediger
1 mês - Orlando - Eua
Após anos sonhando em fazer um intercâmbio, resolvi marcar a data e realizar este sonho que a muito me acompanhava. Pensei: intercambio não é apenas para jovens. Intercambio é para quem é jovem de espírito, independente de idade. E lá fui eu, sozinha ficar um mês nos Estados Unidos. Posso dizer que foi uma experiência incrível pois além de melhorar muito o meu inglês, tive oportunidade conviver com pessoas de vários países e culturas diferentes. E foi lá que comprovei que podemos ter esta experiência em qualquer momento da nossa vida. Basta querer e colocar como meta!

Alan Riediger
1 ano - Manly - Austrália
Quando tive a oportunidade de fazer um intercâmbio, na hora fiquei muito feliz e ao mesmo tempo bateu aquele frio na barriga pois estava indo sozinho para outro país onde tinha que me adaptar a língua e cultura deles. Mas logo que cheguei me deparei com muitos na mesma situação. Logo o medo se foi, e a vontade de aprender inglês e conhecer melhor o estilo de vida australiano me dominou por completo. Só tenho a agradecer por ter tido essa oportunidade e ver as coisas com outros olhos após este intercambio.