CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS com INHOTIM. VISITANDO: CONGONHAS ▪ SÃO JOÃO DEL REI ▪ TIRADENTES ▪ MARIANA ▪ OURO PRETO ▪ DIAMANTINA ▪ GRUTA DA LAPINHA ▪ MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA ▪ BELO HORIZONTE ▪ INHOTIM => 09 DIAS E 08 NOITES (AÉREO + TERRESTRE com 06 JANTARES).

SOBRE OS DESTINOS » Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor. Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Lugares limitados a 24 pessoas. Uma viagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais para redescobrir o Brasil, onde se respira história, cultura e bons ares, com todo cuidado e apoio necessários para sua segurança e acolhida!

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO »

10/03/26 (1º Dia, Terça) POA / GUARULHOS / BELO HORIZONTE/MG (AÉREO) // GRUTA DA LAPINHA / OURO PRETO (142 km): Apresentação com pelo menos 2 horas de antecedência à partida do voo no Aeroporto de Porto Alegre para viagem aérea a Guarulhos. Posteriormente conexão de Guarulhos para Belo Horizonte. Recepção e traslado rodoviário a Ouro Preto. No caminho faremos a visita a GRUTA DA LAPINHA. Considerada uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha fica no Parque do Sumidouro em Lagoa Santa e tem como característica principal as marcas de um rio subterrâneo. A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas. É mesmo de se surpreender em encantadores 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão, dos quais 300 são visitáveis. Na sequência parada para almoço livre (não incluído) e posteriormente seguiremos viagem a Ouro Preto. Chegada e acomodação no hotel. Restante do tempo livre para descansar. Ouro Preto: antiga capital de Minas Gerais, é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII, reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pelo acervo cultural que preservou e por possuir o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. No auge do ciclo do ouro, a cidade foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

11/03/26 (2º Dia, Quarta) OURO PRETO – CITY TOUR / MARIANA – CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado (MICRO-ÔNIBUS) e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto, que representa a síntese da arte colonial, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Almoço livre (não incluído) e a continuação visita da cidade histórica de Mariana, com tour a pé pela mais antiga cidade que foi a 1ª capital de Minas Gerais, testemunha do ciclo do ouro, que preserva a arquitetura colonial desde o século 18. Visita a pé do Centro Histórico (caminhada panorâmica ou visitação externa) de alguns pontos turísticos culturais, onde se destaca e se visita a Catedral de Nossa Senhora da Assunção – Catedral da Sé (ingresso não incluído, paga localmente), concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Em momento oportuno retorno a Ouro Preto com o restante do tempo livre. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

12/03/26 (3º Dia, Quinta) OURO PRETO / CONGONHAS / SÃO JOÃO DEL REI (170 km): Café da manhã no hotel. Saída do hotel com as bagagens (check out), através de transporte especialmente contratado (micro-ônibus da excursão) e guia local para viagem a São João del Rei, com parada no trajeto para visitar a cidade de Congonhas, que fica na região Central de Minas Gerais, guarda um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ali se destacam as estátuas dos 12 profetas, obra que, em 1985, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A autoria é do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além dos profetas, o conjunto possui uma igreja e seis capelas com os Passos da Paixão, cujos personagens, também esculpidos por Aleijadinho, foram pintados por Manuel da Costa Athaíde. Os dois artistas se tornaram a maior expressão da arte colonial brasileira. Visita com ingresso a pagar localmente (não incluído) ao Conjunto de Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com 6 Capelas dos Passos, onde podemos a apreciar, entre outros acervos, a escultura dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro – Aleijadinho. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo. Terminadas as visitas, tempo para almoço livre (não incluído) e na sequência continuação da viagem até a cidade de São João del Rei, diretamente ao hotel para acomodação. Restante do tempo livre, sugerimos visitar o centro histórico e apreciar suas construções barrocas à noite. À noite, livre (não incluído). Hospedagem.

13/03/26 (4º Dia, Sexta) SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES / BICHINO / SÃO JOÃO DEL REI: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local, para tour a pé (devido a que nos lugares a serem visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. A continuação visita da pequena cidade de Bichinho, que a pesar não ter conhecida é um encantador destino, que no trajeto de 7 km de estrada a paisagem surpreende e ao chegar encontramos a Casa Torta, o Museu do Automóvel, vários ateliês que apresenta o artesanato brasileiro diferenciado e de qualidade, produzido com consciência social e ecológica, utilizando materiais reciclados e mão de obra local, Igreja Nossa Senhora de Penha, Cacharia Tabaroa (visitar Minas Gerais e tomar uma boa cachaça, é obrigatório). Almoço incluído (sem bebidas) e retorno a São Del Rei para tour a pé pelo Centro Histórico, visita da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis (ingressos não incluídos, pois deverão ser pagos localmente). Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas. À noite jantar (não incluído). Hospedagem.

14/03/26 (5º Dia, Sábado) SÃO JOÃO DEL REI / INHOTIM (170 km) / INHOTIM / BELO HORIZONTE (56 km): Café da manhã no hotel. Desocupação do hotel e saída para Belo Horizonte, parando no trajeto em Brumadinho onde se encontra O INSTITUTO INHOTIM (ingresso incluído), sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Almoço livre (não incluído) no restaurante do complexo do Inhotim, e posteriormente visita do MUSEU DE INHOTIM – um lugar em constante transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Terminada as visitas, seguimos a viagem a Belo Horizonte, diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

15/03/26 (6º Dia, Domingo) BELO HORIZONTE – CITY TOUR COM FEIRA HIPPIE: Café da manhã no hotel. Saída com guia local para City tour Belo Horizonte,  visita aos principais pontos turísticos da capital mineira, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Patrimônio Cultural da Humanidade), com suas modernas obras projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte; Estádio de futebol Mineirão; Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata; O elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas; Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Cidade rodeada de montanhas e conta o Museu Brasileiro do Futebol (no Estádio Mineirão), e muitos pontos interessantes. Restante do temo livre para continuar explorando a cidade por conta. Almoço e Jantar incluídos (sem bebidas). Hospedagem.

16/03/26 (7º Dia, Segunda) BELO HORIZONTE / CORDISBURGO / DIAMANTINA (296 km): Café da manhã no hotel. Saída com as bagagens (check out) para Diamantina/MG através de transporte especialmente contratado e com guia local. No trajeto visita à Casa Museu de Guimarães Rosa, inaugurado em 1974, está localizado na casa natal do escritor João Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG), onde ele viveu até os nove anos. O museu abriga um acervo com mais de 700 itens relacionados à vida e obra do autor, como objetos pessoais, móveis, fotografias, livros, obras de arte e peças ligadas à sua atuação como médico e diplomata. A exposição permanente, “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, recria cenograficamente ambientes da casa, como o quarto da avó e o gabinete do autor. Também destaca aspectos do universo rural que influenciaram sua literatura, especialmente o período em que viveu em Itaguara. Um cômodo reproduz a antiga venda de seu pai, onde o pequeno Joãozito ouvia histórias que marcariam sua escrita. O museu oferece, assim, uma imersão no mundo cultural e sertanejo de Guimarães Rosa. A continuação seguimos viagem a Diamantina. Ao final da tarde, chegada a Diamantina diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre para atividades pessoais. Hospedagem.

17/03/26 (8º Dia, Terça) DIAMANTINA (CITY TOUR) / FAZENDA DE QUEIJO BRAUNAS (22 km) : Café da manhã no hotel. Saída com guia local e transporte especialmente contratado (parte do tour será realizado a pé) para um tour pelos principais pontos turísticos da cidade dedicada para conhecer a cidade, acompanhado de guia local. Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar ao município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. Completamente no estilo barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas (São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro, mostram a opulência de uma época em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto da Inconfidência Mineira) e outros. Tempo livre para almoço (não incluído). Em seguida, visita à FAZENDA BRAUNAS que produz o QUEIJO RÚSTICO BRAÚNAS feitos artesanalmente a partir do leite cru, com qualidade premiada e perpetuando o saber fazer (savoir-faire), que passa de pai para filho. Apresentação, demonstração e degustação dos queijos pelo anfitrião e pelo pequeno produtor Sr. Ewerton Sebastião de Almeida, um jovem de personalidade forte assim como seu queijo. Oportunidade para provar o queijo dessa fazenda e deliciar-se com o diferencial de Minas Gerais, um prazer inigualável, com características próprias que nos levam a conhecer sabores de terroir diferentes do queijo mineiro. Terminado o evento, retorno ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.

18/03/26 (9º Dia, Quarta) DIAMANTINA / CONFINS – BH (260 km) // CONFINS / GUARULHOS / PORTO ALEGRE (AÉREO): Café da manhã no hotel. Manhã livre para atividades pessoais. Em horário oportuno, viagem rodoviária, acompanhado de guia local até o Aeroporto Confins de Belo Horizonte (Confins-CNF). Parada no trajeto para almoço livre (não incluído). Terminado o almoço, continuação da viagem com duração de 4h30min incluindo as paradas técnicas. Chegada ao Aeroporto e trâmites para a partida do voo com destino a Guarulhos. Posteriormente conexão Guarulhos / POA. Chegada prevista para as 00h05. Desembarque, retirada das malas na esteira, despedida e ATÉ A PRÓXIMA VIAGEM. FIM DOS SERVIÇOS.

SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea em classe econômica, em voo direto e bloqueio de lugares na cia aérea LATAM, voando POA / BH // BH / POA.
-Taxas de uso dos aeroportos, de emissão e impostos municipais e federais e franquia de 1 bagagem de até 23kg por pessoa (aéreo e rodo).
-Micro-ônibus de Turismo de 30-32 lugares para os traslados de uma cidade a outra, conforme programa, com 1 motorista experiente no roteiro.
-No serviço de fretamento do Micro-ônibus, estão incluídos os estacionamentos, pedágios, despesas de hospedagem e alimentação do motorista.
-Água em copo a disposição no frigobar durante toda a viagem a ser distribuída unicamente pelo guia seguindo os protocolos.
-Guia de turismo local especialista em Cidades Históricas de Minas Gerais, credenciando, desde a chegada até o último dia da viagem.
-Guia acompanhante permanente do grupo desde POA/RS, especialista credenciado como guia de turismo nacional.
08 Noites de hospedagem em apto. standard nas cidades de: Ouro Preto, São João del Rei, Belo Horizonte e Diamantina.
08 cafés da manhã + 06 refeições (sem bebidas), nos restaurantes dos hotéis e em horário pré-determinados.
-Visitas e passeios conforme no descritivo dia a dia, em horários a reconfirmar durante a viagem, sempre com a guia do grupo e guia local.
-Entrada para visitar o INSTITUTO INHOTIM, com guia local e traslados ida e volta com tempo de espera para visitar por 4h30min aprox.
-Serviço de carregador de malas (1 mala de até 23 kg por pessoa), somente no checkout dos hotéis, exceto aeroportos, entre outros.
-Bolsa pequena de viagem, etiqueta de bagagem e porta-voucher.
-Seguro-viagem nacional, cobertura de R$ 30.000,00, com limite de idade de 85 anos – consultem adicionais.  COM cobertura COVID.

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-Tickets de entrada e ingressos para alguns pontos turísticos, em função de que cobram localmente = R$ 200,00 total por pessoa.
-Volta de Trem Maria Fumaça de São del Rei a Tiradentes (R$ 40,00 aprox. por pessoa – sujeito a alteração).
-Gastos com segunda via de documentos de identificação pessoal, bebidas nas refeições incluídas e gastos extras em geral.
-Gorjetas para guias e motoristas, estipulados em R$ 10,00 por dia, por pessoa, e excesso de bagagem, bem como carregadores de malas.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 30K OU SIMILAR (COM COVID): Incluído até 85 anos. 
Adicional 86-99 anos: R$ 10,00 por dia. Clique aqui para acessar as coberturas. 
Adicional para extensão de viagem: R$ 4,50 por dia até 65 anos // R$ 6,50 por dia 66-85 anos // R$ 9,50 por dia 86-99 anos
(*) ADICIONAL PARA AUMENTO DA COBERTURA PARA 100K OU SIMILAR:
Até 64 anos: R$ 8,00 por dia / 65 a 85 anos: R$ 16,00 por dia / 86 a 99 anos: R$ 22,00. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA AUMENTO DA COBERTURA DE CANCELAMENTO (R$ 1000 incluído + R$ 5000 adicional = R$ 6.000):
Valor único pelo período da viagem, até 85 anos = R$ 50,00 / 86 a 99 anos: não dispomos no momento.
Clique aqui para acessar as cláusulas

VALOR DO PACOTE POR PESSOA (AÉREO + TERRESTRE) »
APTO DUPLO/TRIPLO STANDARD: R$ 6.990,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
APTO de SOLTEIRO/A STANDARD: R$ 8.880,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
Obs.: Apto triplo e criança no apto com os pais consulte disponibilidade antes de confirmar a reserva.
Criança de 02 a 11 anos paga 80% do valor do pacote e deverá ser 3ª pessoa no apto dos pais.
Acima de 11 anos paga como adulto duplo ou triplo. Bebês de 0 a 02 anos pagam somente taxa de embarque.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 – À VISTA¹: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (pix) e 50% após 30 dias somente com boleto.
Opção 2 – CHEQUE PRÉ: Entrada de 20% com cheque ou pix e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS e SC².
Opção 3 – BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/pix e saldo em até 6X, devendo estar quitados 5 dias antes do embarque.
Opção 4 – CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/pix e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(¹) Deve-se aplicar 3% de IOF em pagamentos com moeda estrangeira.
(²) Os clientes residentes fora do RS/SC podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para até 5 dias antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada (para compras c/Cartão de Crédito).
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas e/ou penalidades de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Brasileiros/as em viagem aérea ou rodoviária dentro do território nacional deverão apresentar no embarque a Carteira de Identidade Civil (RG) ou qualquer outro documento com foto com validade em todo o território brasileiro. Estrangeiros e menores de idade consultem documentações necessárias.

Mapa do Roteiro

Galeria

Contato

Programe sua viagem

Planejamos de acordo com os anseios de cada um e principalmente para que o sonho de viajar se torne a viagem dos sonhos, uma experiência única.

Agência de Viagens e Turismo Free Ltda – 00.828.370/0001-11
Copyright © 2024 – Genoma Studio