PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO:
12/07/26 (1º Dia, Domingo) PORTO ALEGRE / BELO HORIZONTE (AÉREO) – CITY TOUR / SÃO JOÃO DEL REI: Apresentação 3h antes da partida do voo no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, para viagem em voo direto a Belo Horizonte/MG. Chegada, recepção e apresentação do guia local que acompanhará o grupo até o final da viagem. Saída com transporte e guia local para city tour em Belo Horizonte com visita aos principais pontos turísticos e atrativos da capital mineira, como a região da Pampulha, com suas modernas obras projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte, o Estádio de futebol Mineirão, a Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata, o elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas. Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Continuação para o Mercado Central de BH. Almoço livre (não incluído). Com quase 100 anos de história e uma vasta gama produtos típicos de Minas Gerais, como queijos, doces, cachaças e temperos, além de artesanato, roupas e botecos. É um ponto de encontro cultural e de vivência da mineiridade. Terminadas as visitas seguimos viagem a São João Del Rei, chegada já ao final da tarde e acomodação. Hospedagem.
13/07/26 (2º Dia, Segunda) SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES / BICHINO / SÃO JOÃO DEL REI: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local, para tour a pé (devido a que nos lugares a serem visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. A continuação visita da pequena cidade de Bichinho, que a pesar não ter conhecida é um encantador destino, que no trajeto de 7 km de estrada a paisagem surpreende e ao chegar encontramos a Casa Torta, o Museu do Automóvel, vários ateliês que apresenta o artesanato brasileiro diferenciado e de qualidade, produzido com consciência social e ecológica, utilizando materiais reciclados e mão de obra local, Igreja Nossa Senhora de Penha, Cacharia Velho Ferrreiro (visitar Minas Gerais e tomar uma boa cachaça, é obrigatório). Almoço incluído (sem bebidas) e retorno a São Del Rei para tour a pé pelo Centro Histórico, visita da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis (ingressos não incluídos, pois deverão ser pagos localmente). Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas. Terminadas as visitas, acomodação no hotel. Hospedagem.
14/07/26 (3º Dia, Terça) SÃO JOÃO DEL REI / CONGONHAS / OURO PRETO (170 km): Café da manhã no hotel. Saída com as bagagens (check out), através de transporte especialmente contratado ao grupo e guia local para viagem a Ouro Preto, com parada no trajeto para visitar a cidade de Congonhas, que fica na região Central de Minas Gerais, guarda um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ali se destacam as estátuas dos 12 profetas, obra que, em 1985, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A autoria é do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além dos profetas, o conjunto possui uma igreja e seis capelas com os Passos da Paixão, cujos personagens, também esculpidos por Aleijadinho, foram pintados por Manuel da Costa Athaíde. Os dois artistas se tornaram a maior expressão da arte colonial brasileira. Visita com ingresso a pagar localmente (não incluído) ao Conjunto de Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com 6 Capelas dos Passos, onde podemos a apreciar, entre outros acervos, a escultura dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro – Aleijadinho. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo. Terminadas as visitas, tempo para almoço livre (não incluído) e na sequência continuação da viagem até a cidade de Ouro Preto, diretamente ao hotel para acomodação. Restante do tempo livre, sugerimos visitar o centro histórico. À noite jantar incluído. Hospedagem.
15/07/26 (4º Dia, Quarta) OURO PRETO – CITY TOUR / MARIANA – CITY TOUR / OURO PRETO: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado (MICRO-ONIBUS) e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto, que representa a síntese da arte colonial, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Almoço livre (não incluído) e a continuação visita da cidade histórica de Mariana, com tour a pé pela mais antiga cidade que foi a 1ª capital de Minas Gerais, testemunha do ciclo do ouro, que preserva a arquitetura colonial desde o século 18. Visita a pé do Centro Histórico (caminhada panorâmica ou visitação externa) de alguns pontos turísticos culturais, onde se destaca e se visita a Catedral de Nossa Senhora da Assunção – Catedral da Sé (ingresso não incluído, paga localmente), concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Em momento oportuno retorno a Ouro Preto com o restante do tempo livre, à noite jantar incluído. Hospedagem.
16/07/26 (5º Dia, Quinta) OURO PRETO / INHOTIM (170 km) / INHOTIM / BELO HORIZONTE (56 km): Café da manhã no hotel. Desocupação do hotel e saída para Belo Horizonte, parando no trajeto em Brumadinho onde se encontra O INSTITUTO INHOTIM (ingresso incluído), sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Almoço livre (não incluído) no restaurante do complexo do Inhotim, e posteriormente visita do MUSEU DE INHOTIM – um lugar em constante transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Terminada as visitas, seguimos a viagem a Belo Horizonte, diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.
17/07/26 (6º Dia, Sexta) BELO HORIZONTE – MANHÃ LIVRE / DIAMANTINA: Café da manhã no hotel e manhã livre para atividades pessoais independentes, com partida a Diamantina às 12h00. Sugerimos visita ao Mercado Novo, diferente do Mercado Central já visitado que é tradicional e turístico, o Mercado Novo é mais alternativo, moderno e focado em gastronomia e cultura independente. Inaugurado na década de 1960 em Belo Horizonte, começou como um centro de comércio popular com armazéns, oficinas e serviços tradicionais. Por muitos anos ficou subutilizado, até que, a partir de 2018, passou por uma revitalização orgânica feita por pequenos produtores, artistas e empreendedores independentes. Essa ocupação espontânea transformou o espaço em um ponto cultural e gastronômico alternativo, mantendo a arquitetura e o clima retrô do antigo mercado. Em momento oportuno saída para viagem a Diamantina com chegada prevista ao final da tarde, iremos diretamente ao hotel para check in e acomodação. Hospedagem.
18/07/26 (7º Dia, Sábado) DIAMANTINA – CITY TOUR / FAZENDA QUEIJARIA BRAUNAS: Café da manhã no hotel, saída em torno das 08:00h, com guia local para PASSEIO PANORÂMICO A PÉ pelos principais pontos turísticos e atrativos da cidade (ingressos a ser pagos localmente). Diamantina – Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, com estilo arquitetônico barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas (São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro, mostram a opulência de uma época em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto da Inconfidência Mineira) e outros. Almoço livre (não incluído), após o almoço desfrute da ótima localização do hotel e vá a pé ao centro de Diamantina desfrutar de sua história e gastronomia. Em momento oportuno saída para visitar a FAZENDA BRAUNAS (40 km) próximo às 15:30, que produz o QUEIJO RÚSTICO BRAÚNAS feitos artesanalmente a partir do leite cru, com qualidade premiada e perpetuando o saber fazer (savoir-faire), que passa de pai para filho. Apresentação, demonstração e degustação dos queijos pelo anfitrião e pelo pequeno produtor Sr. Ewerton Sebastião de Almeida, um jovem de personalidade forte assim como seu queijo. Oportunidade para comprar e ter um queijo dessa fazenda em casa é deliciar-se com o diferencial de Minas Gerais, é um prazer inigualável, com característica própria e nos leva a conhecer sabores de terroir diferentes do queijo mineiro. Finalizada a visita retorno ao Hotel para acomodação. Hospedagem.
19/07/26 (8º Dia, Domingo) DIAMANTINA / GRUTA DE MAQUINÉ / CORDISBURGO – MUSEU GUIMARÃES ROSA BH-CONFINS / PORTO ALEGRE (AÉREO): Café da manhã no hotel e próximo as 08h00, saída para viagem de retorno a Belo Horizonte, parada para visita a Gruta de Maquiné com ingresso incluído, localizada em Cordisburgo (MG). É considerada a mais bela gruta do mundo para o gênero três estrelas. Conhecida e visitada turisticamente desde o início do século e encantando visitantes de todas as idades, Maquiné é o berço da paleontologia brasileira, tendo sido descoberta em 1825 e explorada em 1834 pelo dinamarquês Dr. Peter Lund. A gruta tem 650 metros de extensão e cada um de seus sete salões apresenta uma surpresa, quer seja pelo tamanho, pelas cores ou pelas formas espantosas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites, além de resquícios de pinturas rupestres. Em momento oportuno, almoço livre (não incluído). Continuando a viagem, parada visitar o MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA. inaugurado em 1974, está localizado na casa natal do escritor João Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG), onde ele viveu até os nove anos. O museu abriga um acervo com mais de 700 itens relacionados à vida e obra do autor, como objetos pessoais, móveis, fotografias, livros, obras de arte e peças ligadas à sua atuação como médico e diplomata. A exposição permanente, “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, recria cenograficamente ambientes da casa, como o quarto da avó e o gabinete do autor. Terminadas as visitas diretamente ao Aeroporto de Confins – Belo Horizonte. Chegada, procedimentos aeroportuários e embarque em voo direto com destino a Porto Alegre, chegada ao fim da noite. FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS.