Roteiro

20/07 a 28/07/2024 - 9 dias

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS com INHOTIM. VISITANDO: CONGONHAS ▪ SÃO JOÃO DEL REI ▪ TIRADENTES ▪ MARIANA ▪ OURO PRETO ▪ DIAMANTINA ▪ GRUTA DO MAQUINÉ ▪ MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA ▪ BELO HORIZONTE ▪ INHOTIM => 09 DIAS E 08 NOITES (AÉREO + TERRESTRE com 06 JANTARES).

SOBRE OS DESTINOS » Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor. Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festivais de cinema, de inverno, de gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Lugares limitados a 25 pessoas. Uma viagem pelas Cidades Históricas de Minas Gerais para redescobrir o Brasil, onde se respira história, cultura e bons ares, com todo cuidado e apoio necessários para sua segurança e acolhida!

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO »
20/07/24 (1º Dia, Sábado) POA / SÃO PAULO / BELO HORIZONTE/MG (AÉREO) // BELO HORIZONTE / OURO PRETO (142 km):
Apresentação com pelo menos 2 horas de antecedência à partida do voo no Aeroporto de Porto Alegre para viagem aérea a Belo Horizonte/MG com escala/conexão no Aeroporto de São Paulo (GRU). Saída às 05h05 chegada às 10h05 (previstas) a Belo Horizonte. Recepção e traslado rodoviário a Ouro Preto. Almoço livre (não incluído) e posteriormente acomodação no hotel. Restante do tempo livre para descansar. Ouro Preto: antiga capital de Minas Gerais, é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII, reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pelo acervo cultural que preservou e por possuir o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. No auge do ciclo do ouro, a cidade foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

21/07/24 (2º Dia, Domingo) OURO PRETO – CITY TOUR / MARIANA – CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado (MICRO-ÔNIBUS) e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto, que representa a síntese da arte colonial, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Almoço livre (não incluído) e a continuação visita da cidade histórica de Mariana, com tour a pé pela mais antiga cidade que foi a 1ª capital de Minas Gerais, testemunha do ciclo do ouro, que preserva a arquitetura colonial desde o século 18. Visita a pé do Centro Histórico (caminhada panorâmica ou visitação externa) de alguns pontos turísticos culturais, onde se destaca e se visita a Catedral de Nossa Senhora da Assunção – Catedral da Sé (ingresso não incluído, paga localmente), concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Em momento oportuno retorno a Ouro Preto com o restante do tempo livre. Jantar incluído (sem bebidas) no hotel. Hospedagem.

22/07/24 (3º Dia, Segunda) OURO PRETO / CONGONHAS / SÃO JOÃO DEL REI (170 km): Café da manhã no hotel. Saída do hotel com as bagagens (check out), através de transporte especialmente contratado (micro-ônibus da excursão) e guia local para viagem a São João del Rei, com parada no trajeto para visitar a cidade de Congonhas, que fica na região Central de Minas Gerais, guarda um dos mais relevantes conjuntos religiosos do Brasil colonial: o santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Ali se destacam as estátuas dos 12 profetas, obra que, em 1985, recebeu o título de Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A autoria é do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além dos profetas, o conjunto possui uma igreja e seis capelas com os Passos da Paixão, cujos personagens, também esculpidos por Aleijadinho, foram pintados por Manuel da Costa Athaíde. Os dois artistas se tornaram a maior expressão da arte colonial brasileira. Visita com ingresso a pagar localmente (não incluído) ao Conjunto de Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com 6 Capelas dos Passos, onde podemos a apreciar, entre outros acervos, a escultura dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro – Aleijadinho. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo. Terminadas as visitas, tempo para almoço livre (não incluído) e na sequência continuação da viagem até a cidade de São João del Rei, diretamente ao hotel para acomodação. Restante do tempo livre, sugerimos visitar o centro histórico e apreciar suas construções barrocas à noite. À noite jantar não incluído. Hospedagem.

23/07/24 (4º Dia, Terça) SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES / BICHINO / SÃO JOÃO DEL REI: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local, para tour a pé (devido a que nos lugares a serem visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. A continuação visita da pequena cidade de Bichinho, que a pesar não ter conhecida é um encantador destino, que no trajeto de 7 km de estrada a paisagem surpreende e ao chegar encontramos a Casa Torta, o Museu do Automóvel, vários ateliês que apresenta o artesanato brasileiro diferenciado e de qualidade, produzido com consciência social e ecológica, utilizando materiais reciclados e mão de obra local, Igreja Nossa Senhora de Penha, Cacharia Tabaroa (visitar Minas Gerais e não tomar uma boa cachaça, é obrigatório). Almoço incluído (Sem bebidas) e retorno a São Del Rei para tour a pé pelo Centro Histórico, visita da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis (ingressos não incluídos, pois deverão ser pagos localmente). Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas. À noite jantar não incluído em restaurante local. Hospedagem.

24/07/24 (5º Dia, Quarta) SÃO JOÃO DEL REI / INHOTIM (170 km) / INHOTIM / BELO HORIZONTE (56 km): Café da manhã no hotel. Desocupação do hotel e saída para Belo Horizonte, parando no trajeto em Brumadinho onde se encontra O INSTITUTO INHOTIM (ingresso incluído), sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Almoço livre (não incluído) no restaurante do complexo do Inhotim, e posteriormente visita do MUSEU DE INHOTIM – um lugar em constante transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Terminada as visitas, seguimos a viagem a Belo Horizonte, diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

25/07/24 (6º Dia, Quinta) BELO HORIZONTE – CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída com guia local para City tour Belo Horizonte,  visita aos principais pontos turísticos da capital mineira, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Patrimônio Cultural da Humanidade), com suas modernas obras projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte; Estádio de futebol Mineirão; Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata; O elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas; Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Cidade rodeada de montanhas e conta o Museu Brasileiro do Futebol (no Estádio Mineirão), e muitos pontos interessantes. Restante do temo livre para continuar explorando a cidade por conta. Almoço e Jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

26/07/24 (7º Dia, Sexta)  BELO HORIZONTE / GRUTA DO MAQUINÉ / CORDISBURGO / DIAMANTINA (296 km): Café da manhã no hotel. Saída com as bagagens (check out) para Diamantina/MG através de transporte especialmente contratado e com guia local. No trajeto visita à Gruta de Maquine que é considerada a mais bela gruta do mundo para o gênero três estrelas. Conhecida e visitada turisticamente desde o início do século e encantando visitantes de todas as idades, Maquiné é o berço da paleontologia brasileira, tendo sido descoberta em 1825 e explorada em 1834 pelo dinamarquês Dr. Peter Lund. A gruta tem 650 metros de extensão e cada um de seus sete salões apresenta uma surpresa, quer seja pelo tamanho, pelas cores ou pelas formas espantosas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites, além de resquícios de pinturas rupestres e por último a Casa Museu de Guimarães Rosa. Ao final da tarde, chegada a Diamantina diretamente ao hotel para acomodação, restante do tempo livre para atividades de gosto pessoa. Hospedagem.

27/07/24 (8º Dia, Sábado) DIAMANTINA (CITY TOUR) / FAZENDA DE QUEIJO BRAUNAS (22 km) : Café da manhã no hotel. Saída com guia local e transporte especialmente contratado (parte do tour será realizado a pé) para um tour pelos principais pontos turísticos da cidade dedicada para conhecer a cidade, acompanhado de guia local. Com quase três séculos de fundação, passando de povoado a arraial até chegar ao município, Diamantina é uma cidade rica em história e tradições. Possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e preservado. Completamente no estilo barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas (São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro, mostram a opulência de uma época em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto da Inconfidência Mineira) e outros. Tempo livre para almoço (não incluído). Em seguida, visita à FAZENDA BRAUNAS que produz o QUEIJO RÚSTICO BRAÚNAS feitos artesanalmente a partir do leite cru, com qualidade premiada e perpetuando o saber fazer (savoir-faire), que passa de pai para filho. Apresentação, demonstração e degustação dos queijos pelo anfitrião e pelo pequeno produtor Sr. Ewerton Sebastião de Almeida, um jovem de personalidade forte assim como seu queijo. Oportunidade para provar o queijo dessa fazenda e deliciar-se com o diferencial de Minas Gerais, um prazer inigualável, com características próprias que nos levam a conhecer sabores de terroir diferentes do queijo mineiro. Terminado o evento, retorno ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.

28/07/24 (9º Dia, Domingo) DIAMANTINA / AEROPORTO CONFINS – BH (260 km) // BH-CONFINS / POA/RS (AÉREO DIRETO):
Café da manhã no hotel. Manhã livre para atividades pessoais. Em horário oportuno, viagem rodoviária, acompanhado de guia local até o Aeroporto Confins de Belo Horizonte (Confins-CNF). Parada no trajeto para almoço livre (não incluído). Terminado o almoço, continuação da viagem com duração de 4h30min incluindo as paradas técnicas. Chegada ao Aeroporto e trâmites para a partida do voo com destino a POA. Desembarque na primeira hora do dia, retirada das malas na esteira, despedida e ATÉ A PRÓXIMA VIAGEM. FIM DOS SERVIÇOS.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE » A ordem das visitas programadas poderá ser alterada, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem, sem deixar de cumprir a programação, exceto por força maior. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre. Estamos e estaremos sempre cuidando de tudo para você tirar o máximo de proveito da sua viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea em classe econômica, voo regular LATAM, voando POA / GRU / BH // BH / GRU / POA.
-Taxas de uso dos aeroportos, de emissão e impostos municipais e federais e franquia de 1 bagagem de até 23kg por pessoa (aéreo e rodo).
-Micro-ônibus de Turismo de 30-32 lugares para os traslados de uma cidade a outra, conforme programa, com 1 motorista experiente no roteiro.
-No serviço de fretamento do Micro-ônibus, estão incluídos os estacionamentos, pedágios, despesas de hospedagem e alimentação do motorista.
-Água em copo a disposição no frigobar durante toda a viagem a ser distribuída unicamente pelo guia seguindo os protocolos.
-Guia de turismo local especialista em Cidades Históricas de Minas Gerais, credenciando, desde a chegada até o último dia da viagem.
-Guia acompanhante permanente do grupo desde POA/RS, especialista credenciado como guia de turismo nacional.
08 Noites de hospedagem em apto. standard nas cidades de: Ouro Preto, São João del Rei, Belo Horizonte e Diamantina.
08 cafés da manhã + 06 refeições (sem bebidas), nos restaurantes dos hotéis e em horário pré-determinados.
-Visitas e passeios conforme no descritivo dia a dia, em horários a reconfirmar durante a viagem, sempre com a guia do grupo e guia local.
-Entrada para visitar o INSTITUTO INHOTIM, com guia local e traslados ida e volta com tempo de espera para visitar por 4h30min aprox.
-Serviço de carregador de malas (1 mala de até 23 kg por pessoa), somente no checkout dos hotéis, exceto aeroportos, entre outros.
-Bolsa pequena de viagem, etiqueta de bagagem e porta-voucher.
-Seguro-viagem nacional, cobertura de R$ 30.000,00, com limite de idade de 85 anos – consultem adicionais. NÃO COBRE COVID*.

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-ADICIONAL PARA A COBERTURA DA COVID, conforme indicado acima, de acordo com a idade das pessoas.
-Tickets de entrada e ingressos para alguns pontos turísticos, em função de que cobram localmente = R$ 200,00 total por pessoa.
-Gastos com segunda via de documentos de identificação pessoal, bebidas nas refeições incluídas e gastos extras em geral.
-Gorjetas para guias e motoristas, estipulados em R$ 10,00 por dia, por pessoa, e excesso de bagagem, bem como carregadores de malas.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 30K OU SIMILAR (SEM COVID): Incluído até 85 anos. 
Adicional 86-99 anos: R$ 10,00 por dia. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA COBERTURA DA COVID DIAGNOSTICADO DURANTE A VIAGEM (COBERTURA PADRÃO INCLUSA):
Até 64 anos: R$ 11,00 por dia / 65 a 85 anos: R$ 20,00 por dia / 86 a 99 anos: não há. Clique aqui para acessar as coberturas. 

VALOR DO PACOTE POR PESSOA (AÉREO + TERRESTRE) »
HOSPEDAGEM EM APTO DUPLO/TRIPLO: R$ 6.490,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
HOSPEDAGEM EM APTO de SOLTEIRO/A: R$ 8.290,00 com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos (exceto gorjetas e ingressos).
Obs.: Apto triplo e criança no apto com os pais consulte disponibilidade antes de confirmar a reserva.
Criança de 02 a 11 anos paga 80% do valor do pacote e deverá ser 3ª pessoa no apto dos pais ou responsáveis.
Acima de 11 anos paga como adulto duplo ou triplo. Bebês de 0 a 02 anos pagam somente taxa de embarque.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 – À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (dinheiro/cheque) e 50% em 30 dias somente com cheque pré.
Opção 2 – CHEQUE PRÉ: Entrada de 20%com cheque ou dinheiro e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS (*).
Opção 3 – BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X, devendo estar quitados antes do embarque.
Opção 4 – CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(*) Os clientes residentes fora do RS podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada (para compras c/Cartão de Crédito).
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas e/ou penalidades de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

PARA AS VIAGENS DURANTE OU PÓS-PANDEMIA COVID-19 » Oportunamente, informaremos sobre novos documentos, parâmetros ou protocolos, nacionais ou internacionais, para viajantes em grupo, aéreos, rodoviários, ferroviários, marítimos ou fluviais, e sobre regras em estabelecimentos como hotéis, restaurantes, museus, igrejas etc., como sempre, focando-nos, muito mais, na sua segurança e conforto a fim de garantir a melhor experiência.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Brasileiros/as em viagem aérea ou rodoviária dentro do território nacional deverão apresentar no embarque a Carteira de Identidade Civil (RG) ou qualquer outro documento com foto com validade em todo o território brasileiro. Estrangeiros e menores de idade consultem documentações necessárias.

Mapa do Roteiro

Galeria