Roteiro

12/09 a 30/09/2024 - 19 dias

ESLOVENIA ▪ CROÁCIA ▪ BÓSNIA-HERZEGOVINA ▪ MONTENEGRO ▪ ALBANIA ▪ KOSOVO ▪ MACEDÔNIA ▪ BULGARIA ▪ ROMÊNIA VISITANDO LIUBLIANA ▪ ZAGREB ▪ PARQUE NACIONAL DOS LAGOS PLITVICE ▪ SPLIT ▪ TROGIR ▪ SARAJEVO ▪ SANTUÁRIO DE MEDJUGORE ▪ DUBROVNIK ▪ BAÍA KOTOR ▪ PODGORITZA ▪ TIRANA ▪ BERAT ▪ PRISTINA ▪ SCOPIE ▪ SOFIA ▪ VARNA ▪ BUCARESTE.

SOBRE OS DESTINOS » Entramos por Eslovênia para iniciar o circuito e a seguir vamos a Croácia, visitando Zagreb como um aperitivo do porquê este país ter se tornado um dos destinos preferidos do mundo! Libertos de conflitos que marcaram sua história recente, os amáveis croatas agora andam leves e orgulhosos de mostrar ao mundo suas cidades medievais, sua rotina refinada, as idílicas praias de pedra da Dalmácia, a saborosa boa mesa da Ístria, o azul do Mar Adriático e o verde dos Lagos de Plitvice. Fazer turismo na Península Balcânica é conhecer o melhor do continente europeu, cidades encantadoras e respiram arte e cultura, com séculos de história, ilustrações de países recém-formados. Viajar pelos Balcãs é sentirmos o pulsar de pequenas e grandes metrópoles, nos sabores e paladares, na história e património memorável. Região monumental e extraordinariamente bonita pelas suas montanhas, parques naturais e belas costas, os Balcãs são dotados de um carisma próprio e deslumbrante, mas com aquele sabor especial de lugar ainda pouco explorado por brasileiros, terminando o circuito em Bucareste na Romênia. Reserve o seu lugar c/ antecedência!

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO »
12/09/24 (1º Dia, QUI.) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO / LONDRES / ZAGREB-CROÁCIA (AÉREO): Com pelo menos 2h de antecedência ao horário do voo, apresentação no Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS para embarque com destino a São Paulo (GRU). Desembarque, retirada das bagagens e deslocamento ao setor internacional para os procedimentos de embarque desta fantástica viagem aos países balcãs, com escala no Aeroporto de Londres, onde a chegada será no outro dia. Pernoite e refeições a bordo.
13/09/24 (2º Dia, SEX.) LONDRES / ZAGREB-CROÁCIA (AÉREO): Chegada ao aeroporto de Londres, desembarque e posterior embarque em voo com destino a Zagreb. Partida e chegada prevista 09h25 / 12h55. Chegada ao aeroporto, encontro com o guia de turismo profissional para assistência de chegada, bem-vindo à Croácia! Traslado ao hotel e ocupação dos quartos a partir das 15h00, entretanto, tempo para almoço livre (não incluído). Zagreb, capital da Croácia que fica no noroeste do país, é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. O centro histórico urbano de Zagreb é formado por antigas ruas de pedra e edifícios, muitas igrejas e a majestosa catedral, juntamente com lojas modernas, cafés agradáveis e restaurantes. Após a acomodação, tempo livre para explorar a cidade. Hospedagem.
14/09/23 (3º Dia, SÁB.) ZAGREB-CROÁCIA – CITY TOUR // LJUBLJANA-ESLOVENIA (145 km): Café da manhã no Hotel. Check out e encontro com o guia local para city tour por Zagreb. Em primeiro lugar, visitaremos a parte superior da cidade, onde se localizam os prédios governamentais e a Igreja de San Marco. Em seguida, vamos a continuar para a parte inferior (provável visita no dia da chegada) e visitar o mercado Dolac e Ban Jelacic Square. Zagreb é a capital da Croácia e sua sede, centro universitário, cidade de cultura, arte e diversão. Germinado por duas cidades medievais: Kaptol e Gradec, que compõem o núcleo histórico de Gornji Grad, é uma autêntica cidade da Europa Central que, incluindo o seu entorno, é de 1 milhão habitantes. Terminadas as visitas, almoço livre e seguimos para a Eslovênia. Chegada em torno das 16:00h e em seguida, city tour passeio é a pé, com guia local, pelo centro histórico. Apesar do fato de que é uma capital, é fácil de percorrer para ver todas as principais atrações da cidade, incluindo a praça principal com o monumento Prešeren, Igreja franciscana e Três Pontes, o Congresso Square (Parque da Estrela), a Biblioteca Nacional University, Mosteiro Križanke, o New Square, a Ponte do Cobbler, o Praça velha (a rua mais antiga), Catedral de São Nicolau, o famoso mercado ao ar livre, Ponte de Butcher, e Dragon Bridge. Liubliana é considerada uma joia Europeia ou descrito como uma pequena mistura de Praga e Amsterdã, pois esta antiga cidade está concentrada ao longo do Rio Ljubljana. Terminadas as visitas traslado ao hotel para acomodação. Hospedagem.
15/09/23 (4º Dia, DOM.) LJUBLJANA-ESLOVÊNIA / PARQUE NACIONAL DOS LAGOS DE PLITVICE / SPLIT-CROÁCIA (430 km): Café da manhã no hotel e partida ao para o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Chegada e visita com guia local e ingresso incluído. Por causa da beleza natural dos saltos, cachoeiras, cavernas e grutas, que representam um mosaico fabuloso de cores, sons e formas rodeadas por relevos arborizadas de alta montanha, os Lagos Plitvice e seus arredores foram declarados em 1949 Parque Nacional, e desde 1979 é Patrimônio Mundial da UNESCO. Neste parque, o maior e mais antigo parque nacional, apenas trens elétricos e barcos correm que levam os visitantes a vários destinos, a partir do qual os turistas continuam seu passeio a pé através de caminhos estreitos e pistas, cruzando pontes de madeira na mesma borda da água. Almoço incluído (sem bebidas). À tarde continuação da viagem em direção da costa Dalmácia (costa adriática da Croácia) para Split, que é a segunda maior cidade da Croácia. Chegada ao final da tarde, acomodação no hotel. Hospedagem.
16/09/24 (5º Dia, SEG.) SPLIT / TROGIR: Café da manhã no Hotel. Na manhã da visita da cidade de Split. Patrimônio pela UNESCO e visita do seu monumento mais conhecido Palácio de Diocleciano. Descobriremos a cidade que se originou no palácio monumental construído pelo imperador Diocleciano no final do século 3. Embora ele estivesse pensando em si mesmo como uma residência de verão, Diocleciano acabou vivendo lá permanentemente após sua abdicação. Atualmente eles fazem parte do centro histórico da cidade, juntamente com edifícios de diferentes períodos históricos, casas particulares, restaurantes, cafés e lojas. Nós veremos a Plaza del peristilo, um pátio monumental através do qual dá para acessar os apartamentos privados; Catedral de São Duje no Séc. VII, e o Templo de Júpiter. Após o almoço (não incluído) através de um percurso de quase 28 km chegada a TROGIR, cidade-ilha mal separada do continente, de estilo gótico-românica,  declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que remonta às suas origens para quando uma colônia grega foi estabelecida lá. Murado, branco e reluzente, cheias de palácios, torres, casas nobres e igrejas românicas cativantes. Visita do Castelo de Kamerlengo, uma fortaleza com torres e muralhas bem típicas da Idade Média, a Catedral de São Lourenço, onde é possível subir até o topo da torre do sino para admirar a cidade do alto, e o Palácio Ducal. Retorno ao Hotel até às 17h00 e restante do tempo livre. Hospedagem.
17/09/24 (6º Dia, TER.) SPLIT / SARAJEVO-BÓSNIA-HERZEGOVINA (236 km): Café da manhá no hotel. Check out e saída para a capital da Bósnia-Hersegoviva – Sarajevo, com parada na fronteira para apresentação do passaporte. Chegada ao destino em torno das 13h00. Almço livre (não incluído) e posteriormente city tour com guia local para conhecer os principais pontos turísticos de Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina, que é uma cidade compacta situada às margens do rio Miljacka e cercada pelos Alpes Dináricos. O centro tem museus que celebram a história local, incluindo o Museu de Sarajevo 1878-1918, que aborda o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 1914, um evento que desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Entre os monumentos do antigo bairro de Baščaršija, destaca-se a Mesquita Gazi Husrev-bey, da era otomana. Terminadas as visitas, vamos ao hotel para acomodação e restante do tempo livre. Assim como as vizinhas Croácia, Montenegro e Sérvia, a Bósnia é um dos países nascidos após a dissolução da República Socialista Federativa da Iugoslávia. Hospedagem.
18/09/24 (7º Dia, QUA) SARAJEVO-BÓSNIA E HERZEGOVINA / MEDJUGORJE-BÓS&HER / DUBROVNIK-CROÁCIA (276 km): Café da manhã no hotel e saída em para visitar o principal destino religioso – Medjugorge que é uma cidade localizada no extremo sul da Bósnia-Herzegovina. Esta aldeia é conhecida porque é dito que desde 1981 a Santíssima Virgem Maria ou o “Gospa” apareceu a seis filhos. O santuário de Medjugorje espiritual tem três áreas: a igreja, a colina da Virgem Maria e a aparição da montanha Cruz. Lugares sagrados são acessíveis aos milhões de fiéis dispostos a satisfazer as suas necessidades espirituais e religiosas. Tempo para visita ao Santuário, bem como, tempo para devoções e assistir a alguma celebração da Missa (se houver celebração no horário da visita do grupo), posteriormente almoço incluído (sem bebidas) em restaurante local e continuação da viagem para da Croácia, chegando ao hotel da cidade de Dubrovnik a partir das 17h00 em diante. Restante do tempo livre para começar a explorar esta cidade. Hospedagem
19/09/24 (8º Dia, QUI.) DUBROVNIK – CITY TOUR: Café da manhã no Hotel e, em seguida, vamos visitar a antiga cidade de Dubrovnik, também chamado de “pérola do Adriático”. Visitaremos o mosteiro franciscano, com a mais antiga farmácia do mundo. Tarde livre para desfrutar, caminhar e explorar esta cidade maravilhosa. Os mais de mil anos de história de Dubrovnik estão presentes em todos os cantos desta cidade. É uma cidade museu e um ambiente de vida, fusão ideal de história e modernidade. “A pérola do Adriático” transformou-se após o 12o século uma casa importante do poder no Mediterranean. Esta cidade, com seu núcleo histórico no sopé da montanha, preservada ao longo dos séculos até hoje seu caráter como um centro urbano único, cercado por muros urbanos, que ocupa um lugar importante na história da construção da cidade. Embora bastante destruído por um terremoto em 1667, a cidade de Dubrovnik conseguiu preservar suas igrejas góticas, renascentistas e barrocas, seus conventos, seus palácios e fontes. O City tour termina 1/2 dia e retorno ao hotel, almoço não incluído, restante do tempo livre. Hospedagem em hotel de Dubrovnik.
20/09/24 (9º Dia, SEX.) DUBROVNIK (CROÁCIA) / BOCAS DE CATTARO / PODGORITZA (MONTENEGRO) – 191 km:  Café da manhã no hotel, check out e saída para Podgoritza – capital do país de Montenegro. Atravessaremos a fronteira da Croácia com Montenegro, por Bocas de Cattaro ou Baía de Kotor (Fiorde do Mediterrâneo), também conhecida como Boka, é uma baía sinuosa do Mar Adriático no sudoeste de Montenegro e a região de Montenegro concentrada ao redor da baía. Visita a Kotor com guia local que é uma cidade fortificada na costa adriática de Montenegro, numa baía próxima dos penhascos de calcário da montanha Lovćen. E a continuação seguimos para a capital do país Montenegrro – Podgoritza (Podgorica). Chegada a partir das 16:30hrs, e continuação city tour panorâmico, com guia local, pela cidade Podgorica, a capital de Montenegro, embora não seja um típico colírio para os olhos europeu, contém uma série de pontos turísticos que merecem atenção, particularmente a moderna Ponte Millennium sobre o rio Morača e a antiga ponte de pedra sobre o rio Ribnica, assim como o Torre do Relógio centenária, construída na Turquia, erguendo-se sobre a cidade velha. Terminado com uma caminhada de orientação para ver a cidade com traços bem vivos da época que Montenegro fazia parte da Iugoslávia, os prédios tem a arquitetura muito parecida entre eles, bem estilo do comunismo da época. Terminadas as visitas seguimos ao hotel para acomodação e restante do tempo livre. Hospedagem em hotel de Podgorica. Hospedagem em hotel de Podgorica.
21/09/24 (10º Dia, SÁB.) PODGORITZA (MONTENEGRO) / TIRANA (ALBANIA) = 160 km + CITY TOUR: Café da manhã no hotel e saída para Tirana, capital da Albania. Atravessaremos a fronteira com a ALBÂNIA, onde o tempo de espera depende e varia todos os dias. Chegada a Tirana e visita da cidade com guia local. No city tour saberemos a importância dos monumentos históricos, como o monumento Skanderbeg, aprenderemos sobre o passado comunista de Tirana que congrega uma interessante mistura de estilos arquitetónicos e combina o espírito e a mentalidade do Mediterrâneo dos Balcãs e do Leste europeu. Destaque para a Praça Skenderbey; a Pirâmide e os mosaicos do Museu Nacional (o enorme mosaico na frente representa o desenvolvimento da história albanesa e os estágios deste desenvolvimento são representados em seus respectivos pavilhões), hoje um elefante branco sem função; a Ópera; a Biblioteca Nacional; o calçadão Murat Toptani e a Mesquita de Ethem Bey. Visita ao Museu de História Nacional; à Torre do Relógio e ao Bunk´Art, um dos milhares de bunkers ainda existentes, construídos contra um potencial ataque nuclear durante a isolacionista ditadura de Enver Hoxha, sendo hoje um museu e outros pontos de interesse de forma panorâmica como a torre do relógio e o palácio presidencial. Check-in no hotel e restante do tempo livre. Hospedagem em hotel de Tirana.
22/09/24 (11º Dia, DOM.) TIRANA / BERAT (99 km) / TIRANA: Café da manhã no Hotel e saída para Berat. Visita da cidade com guia local, para descobrir a cidade de Berat, Patrimônio Mundial da UNESCO. Este é um dos mais antigos e orgulhosos da arquitetura albanesa. Os três bairros principais da cidade velha são Mangalemi, Gorica e Kala, onde o castelo está localizado. Vamos começar o nosso passeio com a área do castelo. Vamos visitar o ‘Kala’ envolve uma caminhada íngreme ao longo de um caminho de paralelepípedos, mas aqueles que chegam ao topo será recompensado com uma bela vista dos arredores. Também veremos a mesquita vermelha, reconhecida por seu minarete solitário e a Igreja de Santa Trinidad. Depois da fortaleza, visitaremos o bairro de Mangalemi. Do outro lado do Rio Osumi está o distrito de Gorica, cujas casas enfrentam as de Mangalemi. A ponte arqueada de Gorica, construída em 1780, é um belo monumento arquitetônico construído para ligar Gorica com Mangelemi. Tempo livre para andar na ponte e outros pontos turisticos interessantes e posteriormente retorno a Tirana, com o restante da tarde e noite livre, sugerimos uma subida em teleférico até o topo da montanha Dajti National Park, um refúgio popular da cidade. Hospedagem em hotel de Tirana.
23/09/24 (12º Dia, SEG.) TIRANA (ALBANIA) / PRISTINA (KOSOVO) = 250 km / PRISTINA / SKOPJE (MACEDÔNIA) = 102 km: Café da manhã no hotel e partida para a capital de Kosovo – Pristina, através de uma viagem de quase 4h00. Na chegada, pausa para um café (não incluída) e início da visita da cidade com guia local em inglês/espanhol (se for necessário será traduzido pela guia acompanhante). Pode não ser fácil gostar de Pristina à primeira vista pois entre o património otomano, a arquitetura soviética e os edifícios modernos, nem todos os edifícios parecem estar no sítio certo. Destaque para a Biblioteca Nacional do Kosovo, que não deixa ninguém indiferente quanto a sua arquitetura; a Bill Clinton Avenue, com o monumento Newborn e com a estátua de Bill Clinton; ao Museu de História do Kosovo, que entre 1945 e 1975, serviu como quartel para as forças militares jugoslavas e a Mother Tereza Boulevard, o calçadão mais importante da cidade, repleta de cafés, restaurantes (em torno das 13h30 pausa para almoço incluído (sem bebidas) em restaurante local, bancas de livros, feiras de produtos tradicionais e ainda estátuas monumentais, com a estátua de Madre Teresa de Calcutá, nascida na Macedónia ou Ibrahim Rugova, o primeiro presidente do país. Nos arredores da capital, visita ao pequeno, mas belíssimo, Mosteiro de Gracanica, Património da UNESCO. Em torno das 17h00 continuação para a capital da Macedónia – Skopie. Hospedagem.
24/09/24 (13º Dia, TER.) SKOPJE (MACEDÔNIA) / SÓFIA (BULGARIA) = 230 km: Café da manhã no Hotel e visita da cidade de Skopje com guia local em ingles/espanhol com tradução da guia acompanhante, conhecida no período romano sob o nome de Escupi, a cidade desenvolveu-se rapidamente após a Segunda Guerra Mundial. Atualmente Skopje é uma cidade moderna, que preserva monumentos culturais do passado. Visita da cidade com destaque para a Fortaleza Kale (ou ponto mais alto da cidade, primeira vez a fortaleza é construído no século 6 D.C.), a Igreja do Santo Salvador; a Ponte de Pedra de Escópia ou Ponte do Imperador Dusan, o Bazar antigo (ou maior bazar nos Balcas comparada com a de Istambul), os edifícios do Governo e a Mesquita Mustafa Pasha (construído no século XV por Mustapha Pasha – Sultan Bayezid II e Sultan Selim I durante ou Império Otomano), Madre Theresa Memorial House ou Memorial de Madre Teresa, a Praca Principal e o Calçadão Makedonija. Almoço (não incluído) e tempo livre para explorar um pouco mais a cidade, posteriormente continuação da viagem até a Bulgaria e a sua capital Sofia. Na chegada ao hotel, check-in, acomodação, Jantar incluído. (sem bebidas) Hospedagem.
25/09/24 (14º Dia, QUA.) SÓFIA – CITY TOUR: Café da manhã no Hotel e City Tour com guia local em inglês/espanhol com tradução da guia acompanhante. Sofia é uma das cidades mais antigas da Europa, a cidade surgiu no local de uma antiga aldeia neolítica no Séc. VI a.C. Seu nome vem da palavra grega “Sofia”, que significa know-how, com edifícios antigos, ruas antigas, igrejas e restos arqueológicos preservados para contar a história da cidade. Mas Sofia não é somente monumentos antigos e medievais, atualmente é uma cidade de contrastes, misturando o antigo com o moderno, com modernos edifícios, parques, alamedas, museus, galerias, universidades, etc. Durante o passeio a pé, visita da Catedral de Alexandar Nevsky, a maoir catedral ortodoxa do sudeste da Europa, com cúpula de ouro, que foi construído não início do século XX em memória dos milhares de soldados russos, ucranianos, gregos, sérvios, romenos, finlandês e Moldovian, que morreram na Guerra dos Otomanos, 1877 – 1878. Visita  da Igreja Boyana, ao sul de Sófia, aos pés do Monte Vitosha, um dos monumentos medievais perfeitamente conservados que contribuiu significativamente o desenvolvimento europeio na idade média. A capital da Bulgária preservou a herança de diferentes culturas e épocas – romana, cristã primitiva. Otomano, búlgaro, soviético. As atrações mais populares são a Catedral Alexander Nevsky, a segunda maior dos Balcãs, a Saint George Rotunda, a igreja mais antiga da cidade, datada do século IV e a Basílica de Santa Sofia, o símbolo medieval de Serdica, construído no século VI. Almoço livre, retorno ao hotel e tempo livre. Hospedagem
26/09/24 (15º Dia, QUI.) SOFIA / VARNA / MAR NEGRO = 442 km: Café da manhã no Hotel e saída em direcção a Varna e mar Negro, através de uma viagem que durará em torno de 6h00 a 7h00 com paradas técnicas e paradas para refeições. Almoço incluído (sem bebidas). Chegada ao Hotel em torno das 16h00 com check-in imediato, acomodação nos quartos e restante do tempo livre. A cidade, em seus começos chamados Odeso, era uma colônia comercial em torno de 570 a.C controlado pelos gregos da área menor de Ásia. Foi controle Romano, formando parte da província da Moesia, cerca do Séc. 15 d.C. Após a queda do Império Romano Ocidental em 395 D.C., a cidade tornou-se um importante porto de Bizâncio (Império Romano Oriental) convertendo-se ao cristianismo. Depois de várias invasões dos hunos e Eslavos, foi o último que batizou a cidade com seu nome atual – Varna, hoje é uma cidade moderna com um calendário cultural rico. Dois dos salões multifuncionais mais modernos do concelho estão localizados aqui o Palácio da cultura e esportes e do Festival e centro de congressos, que permitem a realização de vários festivais internacionais de cinema, fóruns científicos e eventos esportivos. Hospedagem.
27/09/24 (16º Dia, SEX.) VARNA – CITY TOUR: Café da manhã no hotel e posteriormente visita da cidade com guia local em espanhol/inglês com tradução da guia acompanhante. Varna é a terceira maior cidade da Bulgária e a maior da costa do mar Negro com uma população de cerca de 330.000 pessoas. Por causa de sua história, da sua atividade economica e cultural, é chamado frequentemente a capital do mar de Bulgária. A posição estratégica de Varna no mapa do sudeste da Europa transformou a cidade comparada com a antiguidade. Vários monumentos hoje apresentados na cidade como o Museu Arqueológico data de volta a este período. A impressionante coleção do museu inclui os achados da necrópole chalcolítica de Varna – o mais antigo tesouro de ouro do mundo encontrado até agora, que remonta a 6000 anos atrás. A cidade atual foi estabelecida no século 6º a.C e por um curto período de tempo transformou-se em um polis e em um dos portos e dos centros comerciais os mais importantes no mar Negro. No city tour visita da Catedral da Virgem Maria Assunção, passeio pela principal rua comercial para visitar também um dos marcos históricos mais interessantes da cidade – os banhos romanos – o maior banho romano na Península Balcânica com uma área de 7000 m². É o quarto em tamanho na Europa, após os banhos de Karakala e Diocleciano em Roma e em Trevira (Trier, Alemanha). Foi usado até o final do século 3. O jardim do mar de Varna também é atraente para as pessoas locais e vários turistas que visitam Varna, especialmente no verão. Almoço livre (não incluído) e restante do tempo para conhecer ou usufruir a infraestrutura do hotel, passear na praia ou aproveitar para compras já que será o seu último dia na Península Balcânica. Hospedagem
28/09/24 (17º Dia, SÁB.) VARNA / MAR NEGRO / BUCARESTE (ROMÊNIA) = 288 km: Café da manhã no hotel e posteriormente saída para a capital da Romenia – Bucareste, através de uma viagem de aprox. 4h00. Na chegada, pausa para um café (não incluído) e logo inicio do city tour pela cidade, com guia local em espanhol/inglês com tradução da guia acompanhante. Bucareste foi chamada de “pequena Paris”, ao longo da avenida mais antiga da cidade (Calea Victoriei), você verá o Palácio Real, a Praça da Revolução, o primeiro banco salvador e o Círculo Militar Nacional. A próxima parada é no maior edifício administrativo do mundo, o Palácio do Parlamento. Este edifício abriga o Senado e a Câmara dos Deputados, três museus e um centro de conferências internacional. Após essa visita, continuaremos com a Catedral Patriarcal da Romênia, construída em 1655, e depois aproveitaremos os encantos do centro histórico que abriga os últimos vestígios do Antigo Tribunal Príncipe. Depois, atravessaremos a cidade inteira para visitar o Museu da Aldeia. Este museu etnográfico ao ar livre está localizado no Parque Herăstrău, mostrando a vida tradicional da aldeia romena. Após o city tour, chegada no hotel para registro e acomodação nos quartos, restante do tempo livre. Jantar incluído (sem bebidas) e hospedagem.
29/09/24 (18º Dia, DOM.) BUCARESTE / CONEXÃO EUROPA / SÃO PAULO (AÉREO): Café da manhã no hotel e dia parcialmente livre. Lembrando que a desocupação é até o meio-dia,  então sugerimos que aproveitem o tempo livre para voltar a algum lugar que mais gostou, comprar lembranças ou artesanatos típicos da Romênia. Almoço livre (não incluído) e em torno das 14h traslado ao Aeroporto Internacional de Bucareste para procedimentos de embarque e partida do voo com destino a São Paulo/SP (GRU), onde a chegada será em torno das 06h00. Voo com pernoite e refeições a bordo.
30/09/24 (19º Dia, SEG.) SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): Chegada pela manhã, retirada das bagagens, aduana, migração e embarque em voo direto a Porto Alegre. FIM DOS SERVIÇOS.

SERVIÇOS INCLUÍDOS NO PACOTE »
-Tíquete aéreo em voo regular nacional, classe econômica LATAM PORTO ALEGRE/SÃO PAULO // SÃO PAULO/PORTO ALEGRE.
-Tíquete aéreo em voo regular internacional, classe econômica da BRITISH SAO/LONDRES/ZAGREB // BUCAREST/LONDRES/SÃO PAULO.
-TAXAS E IMPOSTOS aeroportuários, de emissão, impostos e franquia de bagagem: 1 bagagem de mão de até 10kg e despachada 1 de 23kg.
-TRASLADOS DE CHEGADA – ZAGREB (Croácia), em privativo do aeroporto ao hotel, com assistência em português/espanhol.
-TRASLADOS DE SAÍDA – BUCAREST (Romênia), em privativo do hotel ao aeroporto, somente transporte/traslado sem assistência.
16 NOITES hotel segundo listado ou similares, em quartos duplos ou singles, com Imposto do IVA/VAT INCLUIDOS.
16 CAFÉS DA MANHÃ tipo buffet, servidos no restaurante do hotel dentro dos horários previstos de cada hotel.
06 REFEIÇÕES (sem bebidas), sendo almoços em Plitvice, Međugorje, Pristina, Veliko Tarnovo e jantar em Sofia e Bucarest.
GUIA TOUR LEADER, em Idioma português de ZAGREB a BUCAREST = TOTAL 15 DIAS com todas as despesas.
-Visitas/passeios/city tour conforme programação dia a dia ou roteiro, pelo tempo determinado podendo haver alterações de horários.
GUIAS LOCAIS conforme abaixo (haverá tradução do/a guia acompanhante ao português o guia do grupo que acompanha desde o Brasil.
-ENTRADAS/INGRESSOS conforme a seguir: PLITVICE (PARQUE NACIONAL PLITVICE), SPLIT (PALACIO DE DIOCLECIANO), TROGIR (CATEDRAL DE SAN LORENZO), DUBROVNIK (MONASTERIO FRANCISCANO) TIRANA (BUNK ART e MUSEO DE HISTÓRIA), BERAT (OLD TOWN), SOFIA (IGLESIA DE BOYANA e CATEDRAL ALEXANDER NEVSKY), BUCAREST (PARLAMENTO).
-ONIBUS DE TURISMO PARA O TRECHO DE ZAGREB a BUCAREST, personalizado com placa de identificação.
-SERVIÇOS DO MOTORISTA: 8 Horas de serviço por dia, incluindo despesas, hospedagem e alimentação, assim como combustível, pedágios de autopistas, estacionamentos e seguros básicos de transporte de passageiros da Cia de transportadora.
-Aluguel de auriculares (sujeito a disponibilidade) para facilitar a guiada nos locais de muito movimento.
-Taxas de turismo das cidades (city taxs) e taxas hoteleiras, já incluímos para este pacote (paxs não pagarão nada)
-Kit de viagem contendo mochila, nécessaire de líquidos e etiqueta de bagagem.
-Seguro de viagem internacional – USD 75.000 ou similar – sem cobertura COVID com limite de idade de 85 anos (consultem adicionais).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS NO PACOTE »
-Ticket aéreo em primeira classe ou executiva, assentos na classe premium e marcação de assentos nas classes preferenciais.
-O que não estiver mencionado como serviço incluído e gastos extras de caráter pessoal em geral (wi-fi, lavanderia, telefonemas).
-Refeições, bebidas, ingressos a parques nacionais, reservas ecológicas, e/ou museus quando não mencionados como serviços incluídos.
-Traslados no Brasil, e nos destinos de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo (EUR 50,00 por pessoa, por trajeto diurno).
Maleteiros, muitos hoteis não possuem mais este serviço, entretanto foi solicitado para o grupo e onde for possível será confirmada como cortesia.
-Gorjetas para o GUIA ANFITRIÃO, GUIAS LOCAIS, MOTORISTA E GARÇONS = EUR 90,00 por pessoa.
-Seguro Adicional COVID.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 75K OU SIMILAR (COM COVID): Incluído até 85 anos. Clique aqui para acessar as coberturas. 
Adicional 86-99 anos: USD 6,00 por dia. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA AUMENTO DE COBERTURA PARA 150K OU SUPERIOR
:

Até 60 anos: USD 6,00 por dia / 61 a 85 anos: USD 12,00 por dia / 86-99 anos: USD 14,00.
Clique aqui para acessar as coberturas. 

VALOR POR PESSOA (PARTE TERRESTRE + PARTE AÉREA) DOS SERVIÇOS INCLUÍDOS »
APTO DUPLO ou TRIPLO STD : R$ 30.080,00 ao câmbio da data da cotação e conforme validade (Valor em EUR 5.240,00).
APTO INDIVIDUAL STANDARD: R$ 38.110,00 ao câmbio da data da cotação e conforme validade (Valor em EUR 6.640,00).

OBS.1: A gorjeta você pode adicionar ao valor da compra do pacote e pagar de acordo com as formas de pagamento escolhida.
OBS.2: Valores e condições sujeitos à alteração sem prévio aviso, respeitando qualquer negociação em andamento ou reserva prévia

POLÍTICAS DE VALORES / CRIANÇAS / APTO TRIPLO / SIGLAS »
-Valores com taxas aeroportuárias, governamentais, de emissão e impostos inclusos (exceto gorjetas e demais serviços não incluídos).
Valores válidos somente para o día do fechamento, não sendo permitido cancelar a reserva e solicitar outra, por causa da variação cambial.
Crianças (INF) de 0 a 2 anos paga somente a taxas de embarque e outras taxas a informar (favor consultar para o fechamento do pacote).
Crianças (CHD) de 2 a 10 anos no apto dos pais paga 80% do valor de Adulto em apto duplo + cama extra e acima de 10 anos paga como adulto.
Em alguns países/hotéis não dispõem de apto triplo com 3 camas, somente 2 camas de casal ou 2 camas de solteiro/a + 1 sofá-cama de montar.
Siglas: STD = STANDARD | EUR = $ UNIÃO EUROPEIA | R$ = REAIS | APTO = APARTAMENTO

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 – À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (dinheiro/cheque) e 50% em 30 dias somente com cheque pré.
Opção 2 – CHEQUE PRÉ: Entrada de 20%com cheque ou dinheiro e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS (*).
Opção 3 – BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X, devendo estar quitados antes do embarque.
Opção 4 – CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(*) Os clientes residentes fora do RS podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Para compras com Cartão de Crédito, favor enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada pelo cliente e agência de viagem.
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas ou penalidades de acordo com as condições gerais – contrato de viagem por adesão.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
Apresentação para check-in nacional e embarque, no mínimo 2 horas antes no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre/RS – Terminal 1.
Apresentação para check-in internacional e embarque, no mínimo 3h30min antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem em grupo.
Passageiros de outras cidades de estados vizinhos poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE » A ordem das visitas programadas poderá ser alterada, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem, sem deixar de cumprir a programação, exceto por força maior. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre. Estamos e estaremos sempre cuidando de tudo para você tirar o máximo de proveito da sua viagem!
DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL » Todo o conteúdo da programação GRANDE CIRCUITO DOS BALCÃS – 9 PEQUENOS PAÍSES DA PENÍNSULA BALCÂNICA e suas subpáginas estão sob o registro de domínio da “andestravel.com.br”, sejam seus textos, formatos, imagens, fotos e vídeos entre outros, é protegido pela lei Nº 9610 de 19/02/1998 que trata de direitos autorais e propriedade intelectual. Todos os direitos de elaboração, organização, execução, avaliação e comercialização de programas e projetos turísticos são reservados e é proibida a reprodução, distribuição ou divulgação não autorizada.
Em caso de dúvidas ou intenção de copiar ou aproveitar total ou parcialmente o roteiro, imagens e outros conteúdos ou a propriedade intelectual, por favor, entre em contato conosco preferencialmente através do e-mail de CONTATO, facilmente localizável na parte inferior do website ou ainda através dos telefones no rodapé da página. A Equipe Andes Turismo agradece a compreensão e colaboração!

DOCUMENTAÇAO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Passaporte original dentro da validade (vencendo 6 meses a partir do embarque) emitido pela Polícia Federal.
-Estrangeiros e menores de idade com ou sem acompanhamento dos pais consultem documentações necessárias.
-Outros tipos identidades como carteiras funcionais ou carteira de motorista não são aceitas para embarcar a este destino.

Mapa do Roteiro

Galeria