PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO »
14/07/26 (1° Dia, TER) POA / SÃO PAULO / AMSTERDÃ / GDANSK (AÉREO): Apresentação às no Aeroporto Salgado Filho de POA/RS, conforme quadro de voos, munido de seu passaporte dentro da validade, para procedimentos de embarque e partida com destino a São Paulo (GRU) e posterior embarque para Amsterdã e Gdansk (Polônia). Pernoite e refeições a bordo.
15/07/26 (2° Dia, QUA) AMSTERDÃ / GDANSK-POLÔNIA (AÉREO): Chegada a Amsterdã antes do meio-dia e posterior embarque em voo a Gdansk. Na chegada, após trâmites aduaneiros, recepção pela equipe local e traslado guiado do aeroporto ao hotel para a acomodação nos aptos, onde a chegada será em torno das 19h00 (sujeito a alteração). Restante do tempo livre para descansar ou começar a explorar a cidade que surpreende com uma variedade de monumentos de arquitetura burguesa, religiosa, militar e portuária, com um legado de dez séculos de fascinante cultura e história. À noite são iluminadas com luzes de neon, várias lojas, restaurantes e cafés, e os edifícios históricos criam uma atmosfera de conto de fadas, principalmente na rua do Grande Mercado. Esta cidade apaixonante tem uma grande história, como era antigamente parte da rota Hansa, onde Solidarno, um movimento social que derrubou o comunismo na Europa nasceu. A liberdade é sentida aqui a cada passo! Hospedagem.
16/07/26 (3° Dia, QUI) GDANSK – CITY TOUR / SOPOT / GDANSK: Café da manhã no hotel, saída para city tour por Gdansk e arredores, acompanhado de guia local, primeiramente visitaremos a pé Grande Mercado (centro de compras e lazer a céu aberto – o mais bonito da Europa) com a estátua do Netuno, se trata de uma rua única em Gdansk e posteriormente visita panorâmica e paradas para fotos do seguintes pontos turísticos importantes, tais como a Porta da Grua Medieval localizada às margens do Motlawa, ambos símbolos populares de Gdansk com a porta alta e a porta dourada, a estátua do rei polonês Segismundo Augusto, na sequência nos dirigiremos a Oliwa, conhecida por sua impressionante Catedral que abriga extraordinário órgão do século XVIII (concerto incluído), terminando a visita em SOPOT, povoado vizinho a Gdansk, onde desfrutaremos de um passeio pela famosa doca, almoço livre (não incluído) e posteriormente retorno ao hotel para desfrutar de tempo livre. Sugerimos visitar a noite a rua do Grande Mercado com vários restaurantes e cafés. Hospedagem.
17/07/26 (4° Dia, SEX) GDANSK / TORUN / WROCLAW-BRESLÁVIA (398 km): Café da manhã no hotel, check out, malas no bagageiro do ônibus, embarque e saída em torno das 08h em viagem com destino a Wroclaw, com guia acompanhante, parada em Torun (160 de Gdansk) em torno das 11h00 para breve visita da cidade que possui a maior concentração de arquitetura gótica do país com destaque para o casco antigo de Torun majestoso bairro da Cidade Velha com sua torre panorâmica, os monumentos a Copérnico. Sua casa, as muralhas, as ruínas do castelo teutônico e a torre inclinada. Almoço (não incluído) em um restaurante local e posteriormente saída em viagem para o sul da Polônia para visitar e pernoitar na cidade Wroclaw (260 km), onde a chegada está prevista às 17h00 em diante, diretamente ao hotel para acomodação nos quartos e restante do tempo livre, sugerimos explorar a cidade que tem influências boêmias, austríacas e prussianas, tem uma maquiagem arquitetônica e cultural única, simbolizada por sua magnífica Praça do mercado (Rynek). Wrocław é a quarta maior cidade da Polónia, principal centro educacional com ±130 mil estudantes, industrial, comercial, cultural com vários teatros. Hospedagem.
18/07/26 (5° Dia, SÁB) BRESLÁVIA – CITY TOUR // BRESLÁVIA / AUSCHWITZ / WADOWICE / CRACÓVIA (280 km): Café da manhã e posteriormente check out, malas no ônibus, embarque e saída em direção de Cracóvia. Na saída aproveitaremos para uma breve visita panorâmica da cidade de Breslávia, com guia local, conhecida como a cidade das mil pontes, às margens do rio Odra, que compreende 12 ilhas, 130 pontes e parques ribeirinhos verdejantes. Sua história milenar é refletida nos seus esplendidos monumentos de várias épocas. Visitaremos a praça do mercado, a igreja gótica de Santa Isabel, a de Santa Madalena, com seus pórticos romanos mais antigos e belos da Europa Central, o antigo mercado central (Rynek), a Cathedral Island que está totalmente preservada e é um deleite para os amantes da arquitetura gótica.
Em torno das 10h30 continuação da viagem em direção de Auschwitz, onde a chegada será em torno das 13h30, para almoço livre (não incluído) e na sequência visita de AUSCHWITZ-Birkenau sinônimo de Holocausto. Mais de um milhão de judeus, e muitos poloneses e ciganos, foram assassinados aqui pelos nazistas alemães durante a 2ª guerra mundial. Visitas das secções do campo – Auschwitz I e Birkenau-Auschwitz II que foram preservadas e estão abertas aos visitantes. Em torno das 15h30 saída em direção de Wadowice, na chegada 16h00 aprox., visita da Basílica da Nossa Senhora, onde Karol Wojtyla foi batizado, e do “Museu da Trajetória de Vida” na rua Koscielna, 7, onde o Papa João Paulo morou até os seus 18 anos – uma profunda imersão na vida do Papa para entender por que ele é tão amado em todo o mundo. A continuação viagem a Cracóvia, onde a chegada está prevista em torno das 18h30 em diante, diretamente no hotel para acomodação e restante do tempo livre. Hospedagem.
19/07/26 (6° Dia, DOM) CRACÓVIA / WIELICZKA–MINAS DE SAL / CRACÓVIA (30 km): Café da manhã no hotel e posteriormente saída para passeio, com guia local, de quase o dia inteiro. De manhã visita da antiga capital real da Polónia – Cracóvia, a antiga capital real, Patrimônio Mundial da UNESCO. Visita do Monte Wawel com a catedral do século XIV e o Castelo Real de Wawel com um pátio arcade – o antigo assento dos reis poloneses. Caminhada pela Praça do Mercado Principal na Cidade Velha com o Renaissance Cloth Hall como peça central e avistamentos da famosa Basílica de Mariacka e da Torre da Câmara Municipal e se o tempo permitir visita panorâmica da fortificações medievais de Barbican e em momento oportuno almoço livre (não incluído) e posteriormente continuação do passeio para visitar Wieliczka (ingresso incluído), uma mina de sal única, com mais de 300 m de profundidade, patrimônio da UNESCO, a fim de explorar suas magníficas capelas subterrâneas, lagos e câmaras esculpidas a partir de sal. Wieliczka é a mais antiga mina de sal do mundo ainda em operação. Ao final, momento de reflexão com um espetáculo de luz e som nas margens de um dos lagos salinos (sujeito a disponibilidade). Retorno às 17h30± ao hotel de Cracóvia e restante do tempo livre. Cracóvia é a segunda maior cidade e uma das mais antigas da Polónia. Situada nas margens do Rio Vístula na região da Pequena Polónia, a cidade remonta ao século VII. Cracóvia tem sido tradicionalmente um dos principais centros da vida académica, cultural e artística da Polónia e um dos polos económicos mais importantes, foi a capital da Polónia de 1038 a 1569 e atualmente é capital da Pequena Polônia. Hospedagem.
20/07/26 (7° Dia, SEG) CRACÓVIA / CZESTOCHOWA / VARSÓVIA (330 km): Café da manhã e posteriormente check out, malas no ônibus, embarque e saída em direção de Varsóvia – capital da Polônia. No caminho, visita guiada ao Mosteiro de Jasna Góra em Czestochowa, considerado o mais sagrado da Polônia, onde se encontra a Virgem Negra que é o coração espiritual da Polônia não é apenas para os fiéis. O Mosteiro de Jasna Góra é o Santuário Nacional do país da Nª Srª de Czestochowa e um dos destaques da região. Depois de um afluxo de recursos da UE, renovações têm vindo a trabalhar o seu caminho até a via principal para o mosteiro, acrescentando novo orgulho à reverência antiga. Durante os tempos de peregrinação – particularmente o dia da Assunção em 15 de agosto – hordas de devotos se tornam uma atração principal para pessoas-observadores, e um impedimento para os andarilhos cansados da multidão. Tempo livre para o almoço (não incluído) e continuação da viagem a Varsóvia, onde a chegada será ao final da tarde, acomodação no hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.
21/07/26 (8° Dia, TER) VARSÓVIA – CITY TOUR: Café da manhã no hotel O dia começa com uma city tour por Varsóvia, a maior cidade da Europa Oriental e da Polônia, sendo sua capital, com guia local e transporte. Durante a segunda guerra mundial, a capital polaca foi quase completamente destruída por bombardeios nazistas. Após a guerra, um meticuloso plano de reconstrução de 5 anos seguiu. Hoje em dia, Varsóvia é a cidade mais moderna e dinâmica da região – um símbolo orgulhoso da liberdade e da capacidade de superação dos poloneses. A excursão matinal nos levará ao longo da elegante rota real: veremos o parque real Wilanow, com o Palácio Łazienki (Palácio na Água), um exemplo perfeito da arquitetura barroca que abriga o museu nos interiores do palácio, as câmaras privadas do rei, o salão de banquetes, a capela e a biblioteca, e aos redores o teatro da ilha, o Orangery, o famoso monumento de Chopin, a Igreja barroca da Cruz Santa (uma urna contendo o coração de Chopin) e os edifícios históricos da Universidade de Varsóvia, fundada em 1816. Vamos percorrer a cidade velha reconstruída, onde veremos o castelo real, a Catedral de São João e a colorida Praça do mercado com a sereia de Varsóvia – o símbolo da cidade. Passaremos pelo famoso “presente” que a Polônia recebeu da União Soviética no período comunista – o Palácio da cultura e da ciência e pela área do antigo gueto judeu de Umschlagplatz e Polin-Museu. A tarde é livre para explorar mais a capital polaca no seu próprio ritmo. Hospedagem.
22/07/26 (9º Dia, QUA) VARSÓVIA / BIALYSTOK-POLÔNIA / VILNIUS-LITUANIA (420 km): Café da manhã no hotel, check out, malas no bagageiro do ônibus, embarque e saída em torno das 08h da Polónia para a Lituânia, através de uma viagem de ± 07h30 de duração, com guia acompanhante. Viagem em direção de uma área tri-fronteira onde a Lituânia, Polônia e Bielorrússia se encontram. É uma região multicultural fascinante, em que pessoas de diferentes nacionalidades e crenças sempre foram vizinhos e amigos. Nossa jornada nos levará através de densas florestas de pinheiros e lagos brilhantes. Parada e tempo livre para almoçar em Bialystok, a capital do nordeste da Polônia. Após o almoço, teremos um pequeno passeio a pé pela cidade para admirar o gracioso Palácio Branicki (uma mansão barroca construída no século XVII por um nobre cuja ambição era se tornar o rei da Polônia) e a rua principal, onde igrejas católicas e ortodoxas coexistem pacificamente. A continuação passaremos pela popular estância de Verão de Augustow, um destino de férias favorito de muitas famílias polonesas que vêm aqui para navegar e pescar nos lagos. Parada na fronteira da Polônia com a Lituânia para conferência dos passaportes e checagem aduaneira por amostragem, e na sequência continuação da viagem até a capital – Vilnius. Chegada às 16h00 em diante, diretamente ao hotel para acomodação nos quartos e restante do tempo livre para descansar ou começar a explorar a cidade que é Patrimônio Cultural da UNESCO. Hospedagem.
23/07/26 (10º Dia, QUI) VILNIUS – CITY TOUR: Café da manhã e posteriormente visita a Vilnius com guia local e transporte. A capital da Lituânia foi fundada em 1323 quando o Grão-Duque Gediminas construiu um castelo lá, hoje cidade movimentada com uma das mais antigas e encantadoras cidades antigas da Europa. A esplêndida mistura arquitetônica de estilos gótico, renascentista e barroco torna esta uma cidade maravilhosa para explorar. Durante o passeio turístico, você visitará a cidade velha, que está incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO. Visite a Catedral e a Praça da Catedral (entrada franca) e passe pela Avenida Gediminas, o Parlamento e o Palácio do Presidente, a Universidade de Vilnius e a Câmara Municipal. Continue andando ruas estreitas e antigas, visite a Igreja de St. Anna-uma joia da arquitetura gótica, Gates of Dawn e St. Peter-Paul Church. Tempo livre para almoçar (não incluído) e continuar para o Castelo de Trakai (ingresso incluído) insular. Tour de Trakai, a antiga capital da Lituânia, que está situado em uma ilha no meio de um lago. O Castelo de tijolos vermelhos do século XIV agora abriga o Museu de arte. Os Castelos de Trakai são as mais conhecidas obras de arquitectura defensiva na Lituânia. A cidade velha de Trakai, que inclui a ilha e os castelos da península, cercado por lagos, é um dos locais mais impressionantes e mais pitorescos da Europa. Aqui ainda residem pequenas minorias nacionais, que foram trazidas da Crimeia. Hospedagem.
24/07/26 (11º Dia, SEX) VILNIUS / RUNDALE PALACE / RIGA-LETÔNIA (318 km): Café da manhã no Hotel. Traslado de Vilnius para Riga via Rundale Palace (guia local em espanhol ou português em Rundale). Rundale Palace, a mais magnífica obra-prima da arquitetura barroca nos Estados Bálticos, encontra-se a uma distância de 70 km de Riga. Foi construído como uma residência de Verão do Duque de Courland Ernst Johann Biron na primeira parte do século XVIII pelo arquiteto italiano F. B. Rastrelli, o gênio barroco da Itália, que criou muitos dos melhores edifícios de São Petersburgo, incluindo o Palácio de inverno. Os interiores renovados profissionalmente do palácio estão decorados com mobiliário autêntico do século XVIII, pinturas e porcelana. Os mais impressionantes são o Golden Hall, o salão branco e o quarto do Duque. O Palácio possui um belo parque de estilo francês cercado por um canal. Continuação da viagem a Riga, onde a chegada será ao final da tarde. Hospedagem.
25/07/26 (12º Dia, SÁB) RIGA / JURMALA / RIGA (80 km): Café da manhã no Hotel, city tour com guia local, onde na primeira parte é para conhecer a fascinante capital letã, maravilhosamente localizada nas margens do rio Daugava. Riga, conhecida como “Paris do Norte”, tornou-se uma cidade próspera durante o período hanseático. Hoje em dia é a maior cidade dos Estados bálticos; em alguns distritos você ainda pode sentir seu passado soviético recente. Durante a caminhada (walking tour) visitaremos a cidade velha, repleta de encantadoras casas coloridas e ruas estreitas de paralelepípedos. Parada na encantadora praça da prefeitura para ver a estátua de Roland e a famosa casa Blackheads com sua bela fachada renascentista holandesa. Vamos passar por Riga Cathedral (a maior igreja da Letónia) e do Castelo de Riga. Visita do famoso bairro de Art Nouveau que data do início do século XX, com casas construídas no elaborado estilo “Jugendstil”. Visita do Mercado Central com vários pavilhões e almoço livre (não incluído) neste local. A continuação, como 2ª parte, guiado pelo guia acompanhante, visita a Jurmala desde o século XIX que se caracteriza pelas casas de madeira com edifícios de estilo chalé ou casas de campo, rodeadas por pinheiros e centros de Hotéis Resort, para desfrutar da brisa do mar, sol, natureza e vida cultural agitada, com ruas românticas, também, hoje em dia criam a visão dos velhos tempos. Tempo livre para passear pelo calçadão Jomasa, o mais popular com os seus muitos pequenos restaurantes ou visitar a área de praia de areia branca da cidade, que ainda é o maior atrativo para Jurmala. Retorno, em momento oportuno, ao Hotel em Riga, restante do tempo livre. Hospedagem.
26/07/26 (13º Dia, DOM) RIGA / SIGULDA / TALLINN-ESTÔNIA (360 km): Café da manhã no Hotel. Saída do hotel com o guia acompanhante para visitar o Parque Nacional Gaujas durante o traslado ou viagem para Tallinn. A Turaida Reserva Natural e Museu é o centro histórico da Turaida e compreende monumentos arqueológicos, históricos e de arte que nos contam sobre os acontecimentos que ocorreram desde o século 11. A Igreja de Turaida, é uma das igrejas de madeira que é a mais velha construída pelos artesãos rurais locais. Um cemitério foi estabelecido aqui para os primeiros Liivs batizados. uma velha árvore de tília é o lendário túmulo de Roze que comemora uma menina que se sacrificou em nome do amor o Folk Song Garden, contendo 25 esculturas de Indulis Ranka, está situado no local de uma antiga aldeia Liiv antigo. É dedicada às canções folclóricas letãs e ao trabalho ao longo da vida de seu colecionador Krisjanis Barons. Sigulda está localizado a cerca de 50 km de Riga, no vale do Rio Gauja. É conhecido como um dos destinos turísticos mais populares da Letónia e é caracterizado por paisagens pitorescas, e inúmeros monumentos naturais e culturais. Visita das ruínas de Sigulda, um castelo medieval que hoje em dia hospeda o palco ao ar livre, continuação para o Parque Sigulda Novo, construído em 1881 para Duke Kropotkin, fundador da Sigulda como recreação e turismo da cidade, com pista de bobsled – aero-moto clube de inverno, pistas de esqui. Possibilidade de visitar (se o clima permitir) o vale do rio para apreciar a paisagem e visitar a maior gruta no Báltico – Gutmanis, localizado na antiga margem do rio. Chegada à noite a Tallinn. Hospedagem.
27/07/26 (14º Dia, SEG) TALLINN – CITY TOUR: Café da manhã e posteriormente city tour com guia local por Tallinn, para descobrir os segredos da cidade velha, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, onde o distrito inteiro remontam à idade média. Você visitará caminhando a cidade velha com suas pitorescas ruas estreitas e belas casas de comerciantes, exemplificando o melhor da arquitetura gótica. O passeio inclui o Castelo de Toompea, a Catedral de Santa Maria, também conhecida como a Igreja Dome do século XIII, a Catedral Ortodoxa russa Alexander Nevski (construída em 1900, durante o período em que a Estônia fazia parte do Império Russo), parada em uma das plataformas panorâmicas para admirar a vista maravilhosa dos telhados vermelhos do centro antigo e a Baía de Tallinn. Em seguida, continuaremos até a parte inferior da cidade, caminhando entre belos edifícios históricos até chegarmos à Praça da Prefeitura, onde a poucos passos de distância, está a famosa farmácia da Câmara Municipal, que tem vindo a operar nas mesmas instalações desde o início do século 15. Tempo livre para o almoço (não incluído). À tarde visita incluída ao Museu ao ar livre da Estónia Rocca al Mare. O Museu ao ar livre estoniano (fundado em 1957) está situado a uma distância de 8 km do centro de Tallinn em um cabecilha costeira arborizada em um belo lugar chamado Rocca al Mare. O Museu ao ar livre apresenta uma coleção única de antigos edifícios estonianos numa área de quase 1 km² à beira-mar. Construções vários períodos e regiões foram reunidos aqui, retorno ao hotel a partir das 16h30 e restante do tempo livre; à noite sugerimos um jantar num sossegado restaurante no centro histórico. Hospedagem.
28/07/26 (15º Dia,TER) TALLINN / HELSÍNKI-FINLÂNDIA (90 km): Café da manhã no hotel. Check out, malas no bagageiro do ônibus. Em momento oportuno, traslado do hotel ao terminal marítimo de Tallin para a travessia de Ferry Boat do Mar Báltico em direção a Helsinki, capital da Finlândia. Procedimentos de embarque e partida do Ferry, desembarque e recepção pelo guia local. Traslado privativo ao Hotel para deixar as malas e, na sequência, saída para almoço (não incluído). A seguir, começamos uma excursão turística panorâmica pelos principais pontos turísticos da cidade de Helsinki, também conhecida como “a filha do mar Báltico”. O passeio inclui a Praça do Senado, a Universidade e a catedral luterana, todas exibindo arquitetura neoclássica da 1840, a colorida Praça do mercado junto ao mar no porto sul, Parque Kaivopuisto e residências diplomáticas, a imponente estátua de Marshall Mannerheim, o edifício do Parlamento, o Finlândia Hall, a Igreja Ortodoxa Russa Uspenski e o monumento Sibelius. Uma visita também é feita para a Igreja Temppeliaukio, chamado de “Igreja da rocha”, como é esculpido em rocha sólida (a Igreja reserva-se o direito de não permitir a entrada de visitantes em caso de cerimônias). Terminando as visitas, retorno ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.
29/07/26 (16º dia, QUA) HELSINKI – AMSTERDÃ / SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): SEM Café da manhã no hotel em função do traslado ser de madrugada, para o aeroporto, partida em voo de volta para casa. Embarque e partida do voo com destino a Amsterdam, onde haverá escala para troca da aeronave e conexão com o voo a São Paulo, chegada, etirada da bagagem, aduana, migração e embarque em voo direto a Porto Alegre, onde a chegada será nas primeiras horas do dia seguinte. Feliz viagem de regresso e FIM DOS SERVIÇOS.