PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO »
10/06/25 (1º Dia, Terça) PORTO ALEGRE / SÃO LOURENÇO DO SUL (201 km) // SÃO LOURENÇO DO SUL / RIO GRANDE (129 km): Apresentação às 07:00h para a saída às 07h30 em Porto Alegre/RS, no estacionamento Haudy Park na frente da Estação Rodoviária Central. Viagem ao sul do Estado – COSTA DOCE, passando por Cristal (parada para cafezinho – não incluído), chegando em torno das 11h00 em São Lourenço do Sul, no ponto de embarque à ESCUNA, especialmente contratado só para o grupo, para navegação pelo Arroio São Lourenço em direção à Estância do Sobrado – roteiro VIOLINO À ESTÂNCIA, partindo da desembocadura na Lagoa dos Patos, acompanhado de um violinista tocando músicas campeiras, entre outras. Ao finalizar a navegação desembarque e curta caminhada em direção à Fazenda do Sobrado – esta que pertenceu a família do General Bento e fez parte da minissérie a Casa das 7 Mulheres. Visita interna ao casarão (se estiver aberta; no momento fechado devido a pandemia), caminhada pela fazenda e almoço campeiro gaúcho com bebidas (não alcoólicas) com apresentação de dança tradicionalista gaúcha, um verdadeiro resgate cultural e da Epopeia Farroupilha. Terminada a visita seguiremos a Rio Grande, diretamente ao hotel. Chegada em torno das 17h para check-in e acomodação. Restante do tempo livre. À noite, sugerimos jantar no Donna Valquiria – Restaurante e Pizzaria. Hospedagem.
11/06/25 (2º Dia, Quarta) RIO GRANDE / PELOTAS / RIO GRANDE (140 km): Café da manhã no hotel e saída com o ônibus da excursão em direção a Pelotas. Encontro com a guia local e início das visitas pelo centro histórico, passando em frente do Museu da Baronesa, Catedral Metropolitana São Francisco de Paula e o Mercado Público da cidade para provar os Doces de Pelotas com um cafezinho (não incluído). Seguimos para a Charqueada São João, com ingresso incluído. Construída em 1810 e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, é a única casa que mantém as características arquitetônicas originais e o seu próprio acervo da época do Ciclo do Charque. Além de preservar a história de Pelotas, a casa foi cenário de “A Casa das Sete Mulheres” e “O Tempo e O Vento”. Na continuação traslado à praia do Laranjal; banhada pela lagoa dos patos, oferece tranquilidade e belas paisagens. Tempo livre para almoço no Santo Antônio Grill (não incluído). Em seguida, retornamos a Rio Grande para encontro com a segunda guia local e início das visitas. A cidade, importante na história do estado, é também a mais antiga. Além de ter um amplo patrimônio histórico, é muito ligada à tradição pesqueira, abrigando um dos maiores portos em operação do Brasil, com molhes enormes que garantem uma navegação segura. Começaremos pelo Museu Oceanográfico “Prof. Eliézer de Carvalho Rios” (entrada franca), criado na década de 50, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas. Seguimos por um tour panorâmico no centro histórico passando pela Catedral São Pedro, Biblioteca Rio-Grandense, Doca do Mercado e Prédio da Alfândega. Continuamos pelo Sobrado dos Azulejos, um marco importante na preservação da história e cultura da região; praça Tamandaré, tradicional praça da cidade, seguindo através do Porto da cidade e chegando nos molhes da Barra, na praia do Cassino. No local terá a oportunidade de experimentar um passeio nas vagonetas explorando essa obra de engenharia oceânica (não incluído). Retorno ao hotel para acomodação e restante do tempo livre. Hospedagem.
12/06/25 (3º Dia, Quinta) RIO GRANDE / REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA / OLIVÍCOLA OLIVAE / BAGÉ (242 km): Café da manhã no hotel e saída em torno das 07h com o ônibus da excursão e guia acompanhante para o PAMPA GAÚCHO! No caminho, via BR 293, visitaremos a Olivícola OLIVAE, na região da campanha no 2º distrito de Piratini, com recepção e guiada por um especialista em Olivicultura para a apresentação da fazenda com as plantações, processo para a produção, tempo para a colheita, processamento (feito em fábrica vizinha fechada para visitas no momento) e o produto. Terminada a visita, seguiremos viagem pela região da Campanha Meridional, reconhecida como uma das regiões mais promissoras para o cultivo de uvas por estar no paralelo 31º – faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo. Continuação para Bagé diretamente ao almoço incluído (sem bebidas). Após o almoço, tour panorâmico pela cidade para ver a Paróquia Nª Sª da Conceição, Praça Carlos Telles, Catedral de São Sebastião, Centro Histórico Vila de Santa Thereza e o Museu Dom Diogo de Souza (sem ingresso), que possui um acervo com mais de duas mil obras que retratam a história do Brasil, do Estado, de Bagé, da campanha e da fronteira-oeste, como vestuário, objetos pessoais, artigos de casa e móveis. Obs.: A ordem das visitas está sujeita a alteração. A partir das 17h00, vamos ao hotel para acomodação e restante do tempo livre. Hospedagem.
13/06/25 (4º Dia, Sexta) BAGÉ / VINÍCOLA PERUZZO / LOJA DA VINÍCOLA GUATAMBU / LIVRAMENTO (248 km): Café da manhã no hotel e saída do hotel para tour panorâmico por Bagé (caso não seja realizado na tarde anterior) e posteriormente visita da VINÍCOLA PERUZZO, no 1º Distrito Rural, para admirar as belas paisagens, fazer uma imersão na rica natureza da Região da Campanha com visita guiada por técnico ou enólogo da fazenda com a apresentação das uvas cabernet do tipo Suavignon, Franc e Merlot com degustação de vinhos e tábua de frios. Na sequência almoço harmonizado com vinhos e espumante. Terminado o evento seguimos em direção de Livramento/RS com parada para conhecer (sem degustação e sem visita guiada, pois estão suspensas) ou comprar na Loja da Vinícola Guatambu Estância de Vinho (14km da cidade de Dom Pedrito). A vinícola processa uvas Tannat, Cabernet Suavignon, Pinot Noir, Merlot, Tempranillo, entre outras, produzindo vinhos de alta qualidade, bem como espumantes. Trata-se de uma vinícola sustentável com projeto arquitetônico que busca uma identificação com a arquitetura local, a cultura gaúcha, e as influências das estâncias da região do pampa. Chegada a Livramento a partir das 17:00h para acomodação no hotel, restante do tempo livre que podem aproveitar para as compras nos free shop de Rivera-UY. Hospedagem.
14/06/25 (5º Dia, Sábado) LIVRAMENTO / TREM DOS PAMPAS COM DEGUSTAÇÃO DE VINHOS + TARDE LIVRE: Café da manhã no hotel. Encontro com o guia para transporte à estação de trem de Santa do Livramento para início do passeio. Embarque às 9h em direção a Estação Palomas. Durante o passeio, você poderá cantar e dançar ao som dos clássicos da música gaúcha, envolvendo-se completamente na atmosfera festiva e contagiante. Os acordes vibrantes e as letras emocionantes irão encantar seus sentidos e conectar você com a alma desse povo tão apaixonado pela música. Na chegada, vamos degustar vinhos produzidos na região, famosa por suas vinícolas de alta qualidade. Descubra os aromas e sabores únicos dessa bebida enquanto aprecia a paisagem deslumbrante dos pampas, com suas extensas planícies verdejantes e horizontes infinitos. Às 11h40, retorno de ônibus até a estação de Santana do Livramento. Continuação para o hotel com restante do tempo inteiramente livre para atividades pessoais. Sugerimos aproveitar a tarde para compras, com tranquilidade. Hospedagem.
15/06/25 (6º Dia, Domingo) LIVRAMENTO / LIVRE PARA COMPRAS EM RIVERA-UY / CTG PRESILHA DO PAGO / CAÇAPAVA DO SUL / POA (510 km): Café da manhã no hotel, tempo livre até as 11h para as últimas compras nos Free Shop de Rivera-Uruguai e após, saída para o CTG PRESILHA DO PAGO, onde teremos um almoço tradicional campeiro (sem bebida); O Centro de Tradições Gaúchas conta com mais de 35 anos em conduzir a entidade nos laços da cultura e da tradição gaúcha. Terminada a visita seguimos a nossa viagem de retorno a Porto Alegre/RS, onde a chegada será a partir das 21h30 no mesmo ponto de embarque (Estacionamento Haudy Park – em frente da Rodoviária Central). FIM DOS SERVIÇOS.